Condutores são presos dirigindo sob a influência de substâncias psicoativas

Dois deles estavam embriagados e um caminhoneiro estava sob efeito de droga; casos ocorreram nas BRs 101, 104 e 316

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam, nesse domingo (26), três condutores dirigindo sob a influência de substâncias psicoativas. Dois deles estavam embriagados e um caminhoneiro estava sob efeito de droga. Com ele, a polícia encontrou três cartelas de anfetamina. Os casos ocorreram nas BRs-101, 104 e 316.
O primeiro caso ocorreu na tarde de ontem, quando uma equipe fiscalizava o km 205 da BR-101, em frente à Unidade Operacional de São Sebastião/AL, e deu ordem de parada a um Mercedes Benz, de cor branca. Durante verificação pessoal e veicular, os policiais perceberam que o condutor apresentava sinais de alteração psicomotora, como extrema agitação, pupilas contraídas e olhos vermelhos. 
Desconfiados de que o homem pudesse estar sob efeito de entorpecentes, os PRFs realizaram buscas na cabine do veículo e encontraram três cartelas de Nobésio Extra Forte (conhecido por rebite), totalizando 34 comprimidos da droga. Questionado, o homem confessou que havia ingerido dois comprimidos, durante a madrugada, para inibir o sono e seguir viagem. 
Ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São Miguel dos Campos/AL, para procedimentos legais. 
Já o medicamento, que foi apreendido, possui - em sua composição - a droga anfetamina, proibida de ser vendida e consumida no Brasil. A droga costuma ser usada por motoristas profissionais para inibir o sono e prolongar a viagem, desrespeitando, assim, a lei do descanso e aumentando o risco de acidentes.
Embriaguez ao volante
Mais tarde, por volta das 16 horas, uma equipe foi acionada para atender uma ocorrência de acidente no km 29 da BR-104, em União dos Palmares/AL. Após se deslocarem ao local e solicitarem o apoio da equipe do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu), os policiais encontraram o condutor de uma Honda/Pop, que havia se acidentado, e perceberam que o homem apresentava sinais de embriaguez. Após ser submetido ao teste com etilômetro, obteve-se resultado de 1,15 mg/L por litro de ar expelido. 
Tendo em vista que o homem estava ferido, indicando uma possível fratura do úmero, ele foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital de União dos Palmares/AL, para receber os cuidados necessários, ficando sob responsabilidade da Polícia Civil (PC).
O caso ocorreu quando mais um condutor embriagado foi preso após quase atropelar um policial. Policiais rodoviários federais patrulhavam o km 267 da BR- 316, em Satuba/AL, e deram ordem de parada a uma Honda CG 125 de cor preta, a qual o condutor desobedeceu e tentou atropelar um dos PRFs ao tentar fugir da fiscalização.
Após breve acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo e perceberam que o indivíduo estava visivelmente embriagado. Ao ser submetido ao teste com etilômetro, ele apresentou resultado de 0,46 mg/L. Além disso, ao ter sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) solicitada, o homem informou não a possuir.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão, e o condutor encaminhado à Central de Flagrantes em Maceió/AL, onde deverá responder por crime de embriaguez ao volante (art. 306 do CTB) e dirigir veículo automotor sem a devida permissão, gerando perigo de dano (art. 309 do CTB).