Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Chuvas afetam produção de água em Marechal Deodoro e Atalaia

Segundo a BRK, acúmulo de sedimentos e materiais sólidos nos mananciais dificultam processos de tratamento

As fortes chuvas que caíram na última semana em Alagoas provocaram a alteração da qualidade da água bruta dos mananciais e com isso a produção de água em Marechal Deodoro e Atalaia, na Região Metropolitana de Maceió, ficou prejudicada. Com isso, o abastecimento de água em alguns povoados precisou ser interrompido.

De acordo com a BRK, concessionária que atua em todas as etapas de abastecimento das duas cidade, em Atalaia, s Captação Santo Antônio 1 precisou ser paralisada devido à concentração de sedimentos e outros materiais sólidos no manancial, o que dificulta os processos de tratamento. Com isso, o fornecimento de água no povoado Santo Antônio pode ficar instável até a recuperação da água bruta. 

Leia também

Já as Captações Sapucaia e Jenipapeiro, que abastecem o povoado Sapucaia e Mutirão, respectivamente, voltaram a operar com 100% da capacidade. Dessa forma, o abastecimento começou a ser restabelecido gradativamente nas localidades atendidas.

Em Marechal Deodoro, a água bruta apresenta alto nível de turbidez, com alteração de cor e acúmulo de sedimentos trazidos pelas chuvas. Por isso, a Captação do Broma precisou ser paralisada até que as condições da água do manancial estejam adequadas para dar continuidade ao tratamento. A previsão é que o sistema produtor seja restabelecido ainda nesta quinta-feira (25).

Em função dessa suspensão, as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Volta D'Água e Bica da Pedra operam com vazão reduzida, para que seja possível tratar a água captada de forma adequada, com todos os padrões de potabilidade exigidos por lei para a distribuição. Com isso, o abastecimento nas regiões de Santa Rita, Barra Nova, Massagueira, Jacaré, Povoado Jibóia, Limoeiro e Recanto da Ilha segue com intermitências. 

Até que a situação dos mananciais seja normalizada, a concessionária informou que enviará caminhões-pipa para abastecer as regiões afetadas, dando prioridade às unidades de serviços essenciais, como escolas, hospitais, asilos e outros, conforme estabelecido pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas