Um dos principais espaços de cultura, lazer e conhecimento da cidade, a Casa da Cultura de Arapiraca completa 21 anos de existência. Para comemorar a data, a prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, realiza, durante toda esta semana, diversas atividades que incluem, a partir desta segunda-feira (19), inauguração de ponto de leitura, oficinas, exposição, cinema para cegos, entre outras atividades.
Logo no início da manhã, uma turma de estudantes da Escola Construindo o Saber visitava o local e participava da inauguração do ponto de leitura e de momento de contação de histórias. Livros estão dispostos em geladeira, em frente ao espaço, para a leitura de qualquer pessoa da comunidade. "Muito bacana essa iniciativa", considerou Karine Rodrigues, diretora da escola. A Casa da Cultura comemora aniversário nesta terça-feira (20) e a semana comemorativa traz como tema "Cultura como espaço da produção do conhecimento".
Leia também
Um dos destaques da programa é "Salão Arapiraca das Artes", que acontece em sua segunda edição e traz como tema "Olho Mágico: Patrimônio Cultural", com obras de 16 artistas, pintores, desenhista e escultores, à exposição de peças que retratam o patrimônio material, natural e imaterial de Arapiraca. A cultura de fumo, o Lago da Perucaba, o Morro Santo da Massaranduba e personalidades, como o historiador Zezito Guedes; o mestre da cultura popular e sanfoneiro Afrísio Acácio e o primeiro prefeito do município, Esperidião Rodrigues, estão representados nas telas. A mostra estará aberta ao público a partir desta terça-feira (20) e prossegue até 13 de setembro.
"A montagem expõe peças de artistas de diversas segmentações, indo da pintura à escultura com ênfase nos patrimônios culturais materiais e imateriais e natural, além de homenagear figuras ilustres da cultura local", reforçou o museólogo Antônio Andrade, curador da exposição.
No prédio da Casa da Cultura, além de espaço para exposição e auditório, também funciona a Biblioteca Municipal Pedro de França Reis, com um vasto acervo de obras, entre as quais livros raros, como a primeira edição de Navio Negreiro, de Castro Alves, ilustrada com xilogravuras, e o primeiro Plano Diretor do Município, elaborado nos anos de 1970. "As obras raras estão expostas em vitrines à apreciação do público", pontuou Rosângela Carvalho, secretária de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca.

No local, ainda há um acervo de música com discos de vinil, os antigos Lps, inclusive de artistas locais, como o maestro Jovelino e o mestre João do Pife. "Quem quiser fazer doações de obras raras, livros, discos, pode trazer até nós, que recebemos com carinho", destacou John Elvis, coordenador do espaço cultural.
A Casa da Cultura está localizada na Praça Luís Pereira Lima, no Centro de Arapiraca.
Confira a programação:
- 19/08 - 8h | Inauguração do Ponto de Leitura
- 19/08 - 8h | Confecção de Bonecas Abayomi
- 19/08 -14h | Piquenique Literário (para crianças)
- 20/08 - 8h | Festa Alusiva ao Aniversário da Casa da Cultura
- 20/08 - 14h | Hora do Conto contação de história)
- 20/08 - 19h | Lançamento da exposição "Salão Arapiraca das Artes - Olho Mágico: Patrimônio Cultural"
- 21/08 - 8h | Aulão de Gramática, com prof. Edson Godoy
- 21/08 -14h | Clube da Leitura (apenas para servidores municipais)
- 22/08 - 8h | Cinema Para Cegos
- 22/08 -14h | Oficina de Cordel e Xilogravura
- 22/08 - 19h | Roda de Conversa com Jovens Escritores
- 23/08 - 14h | Premiação Leitor Mirim e Jovem Leitor