Uma cápsula de raio-X com Césio 137 foi encontrada pela Vigilância Sanitária (VISA), na tarde desta terça-feira (22), dentro de um ferro velho, localizado no bairro São Luiz II, no município de Arapiraca, em Alagoas. A substância radioativa, descartada de forma irregular, foi encontrada após uma denúncia anônima.
De acordo com a Prefeitura de Arapiraca, após receber a informação, uma equipe especializada foi encaminhada para o local e informou ao proprietário que o material oferecia risco à população. No momento, ele entregou a cápsula e não disse como a adquiriu.
Leia também
A Prefeitura ressaltou ainda que, caso a empresa que fez o descarte incorreto seja identificada, ela poderá responder criminalmente pelo fato de ter colocado a comunidade em risco. Isso porque o objeto deveria ter sido entregue a uma empresa especializada na manutenção de equipamentos de raio-X para ser levado a um local adequado.
"Ela fechada não tem perigo nenhum, mas se tivesse sido aberta as pessoas correriam risco de contaminação. Conseguimos evitar uma tragédia como a que houve em Goiânia há 32 anos", afirmou o coordenador da vigilância sanitária, Edilson Melo.
O disque denúncia da Vigilância Sanitária da cidade está disponível para a população que deseja repassar novas informações ao órgão sobre o descarte irregular das cápsulas, das 8h às 14h, através do telefone: 3530-3302.