Após transbordamento, nível do rio Jacuípe começa a recuar no interior
Nível estava em 4,93 metros na terça-feira (23), reduzindo para 4 metros nas últimas 24 horas; as águas invadiras residências
TV Gazeta

O nível do rio Jacuípe, no Norte de Alagoas, baixou 82 cm nas últimas 24 horas, de acordo com dados da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). Às 15h desta quinta-feira (25), o nível estava em 4 metros. No mesmo horário dessa quarta (24), o valor era de 4,82 metros. O nível mais alto foi de 4,93 metros, na terça (23).
O transbordamento do rio Jacuípe levou as águas a invadirem residências, obrigando pessoas a saírem de suas casas e a procurarem abrigos em outras localidades, entre terça (23) e quarta (24). As informações são da Defesa Civil Estado.
De acordo com o órgão, o rio Jacuípe, conhecido pelo histórico de transbordamento em períodos de chuvas, voltou a registrar avanço nas residências localizadas às margens do rio.
"A gente sai, chega, lava a casa, a água vem, entra de novo e é sempre assim", contou Rubenice Maria de Lima, que mora próxima ao Rio Jacuípe e está dormindo na casa da irmã, já que a água ameaça entrar novamente no imóvel.
No verão, a Prefeitura de Jacuípe fez um trabalho de desassoreamento para deixar o leito do rio mais largo, o que amenizou a situação.
"O rio graças a Deus alargou bastante, mas ainda precisamos fazer um grande serviço no rio, que é o cais atrás da casa do pessoal, em um a dois metros de altura para que o povo de Jacuípe fique mais firme nessas enchentes que sempre acontecem", afirmou o prefeito da cidade, Júnior Carro Veio (MDB).
Em Matriz do Camaragibe, de acordo com a Defesa Civil, o rio transbordou na quarta (24), invadindo imóveis. Cinco pessoas ficaram desabrigadas e oito desalojadas.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://4et.us/rvw00p