Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

AMA solicita ao Governo de Alagoas repasse do ICMS com menor impacto

Medida visa a queda na arrecadação durante o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

Um levantamento financeiro para garantir aos 102 municípios a possibilidade de um repasse do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com o menor impacto possível foi solicitado pela Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) ao governador do Estado, Renan Filho. A medida foi tomada diante da queda na arrecadação provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O parâmetro considerado foi o do mês referencial do ano de 2019. Um requerimento que segue o mesmo sentido foi aprovado de forma unânime, na Assembleia Legislativa de Alagoas, na última quinta-feira (26).

Leia também

Segundo a presidente da AMA, Pauline Pereira, a atual situação requer uma união de forças e trabalhos, que já vêm sendo realizados pelo Executivo Estadual. O levantamento é parte fundamental para que a atuação dos entes seja eficaz para atender a população alagoana, sobretudo a mais vulnerável.

Segundo a Associação, os gestores executivos municipais entendem que a garantia de um apoio financeiro de patamar mínimo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é urgente. Eles estão preocupados com a previsão de grave retração da arrecadação municipal provocada pelas medidas de isolamento social do decreto do Governo de Alagoas.

Apoio federal 

Para garantir a saúde econômica dos estados, medidas do governo federal, com um aporte financeiro de R$ 16 bilhões para minimizar os efeitos da queda na arrecadação de estados e municípios, já foram adotadas. A ação recompõe os repasses aos Fundos de Participação de Estados (FPE) e FPM. O governo federal também suspendeu o pagamento das dívidas dos Estados.

Com isso, a presidente da AMA reitera ao Governo de Alagoas a "necessidade da viabilização do mesmo respaldo financeiro recebido pelo Estado para que as 102 cidades alagoanas, cuja maioria é diretamente dependente dos repasses da arrecadação do ICMS, do FPM e royalites, não percam suas receitas."

A Confederação Nacional dos Municípios  (CNM)  já oficiou ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara dos Deputados e o Senado Federal uma pauta de reivindicações urgentes para viabilizar ações emergenciais para combater à Covid-19.

* Com informações da assessoria de comunicação da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas