Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Ação com pescadores recolhe mais de 4 toneladas de lixo da lagoa Manguaba

Secretário Paulo Santos informou que o total de resíduos foi recolhido em apenas um dia

O gestor municipal de Pilar, Renato Filho, movimentou as secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo para o recolhimento de lixo na lagoa Manguaba. A atividade contou com a cooperação de pescadores que vivem do pescado nessa região. O trabalho ocorreu uma semana antes do workshop que dará início ao projeto de limpeza e desassoreamento do complexo estuarino lagunar Mundaú-Manguaba.

Segundo o secretário Paulo Santos, 4.700 kg de lixo foram retirados em apenas um dia. Com as próprias canoas, os pescadores operaram as atividades. “Pilar é a última cidade a receber as águas dos rios Paraíba e Paraibinha. A situação, que se agrava diariamente, é crítica, por isso o desassoreamento da lagoa está no planejamento da administração do prefeito Renato Filho. Essa ação de hoje faz parte do projeto Gari Pescador”, esclareceu Paulo.

Leia também

Entre os materiais removidos da lagoa estão eletrônicos, eletrodomésticos, tonéis e até um motor de carro. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente e presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), Marçal Fortes, não existe ainda um projeto universal de educação ambiental ou fiscalização por parte dos municípios. "É uma realidade dura, mas que precisa ser exposta. Acredito que esse projeto liderado pelo prefeito Renato Filho será o pontapé de um novo momento para o fortalecimento da cadeia produtiva do pescado, para o meio ambiente e socialmente essencial."

Workshop

Pilar vai recepcionar a primeira moção para a concepção do projeto de limpeza e dragagem nesta sexta-feira (18). “O pessoal da Ufal vai nos mostrar os estudos já realizados e vamos iniciar as discussões para montar uma agenda. Neste encontro já vamos contar com o pessoal do conselho do Complexo Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM). Já contamos com a Ufal como parceira e vamos buscar todos os envolvidos para que a missão seja possível a curto prazo. É uma ação que precisa da participação de todos, mas não pode ser letárgica”, disse o prefeito Renato Filho.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas