Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > HORA DO ENEM

Redação do Enem: qual a estrutura, o que se espera e como é a correção

Professores sugerem que o candidato aproveite os últimos dias para treinar para a prova

Com a proximidade das provas do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio), a ser realizado nos dias 5 e 12 de novembro, professores sugerem que o candidato aproveite os últimos dias para treinar para a prova.

A orientação, é claro, vale também para a redação, que ocorre no próximo domingo. Agora que você já sabe quais são as apostas de educadores para o tema deste ano, é hora de relembrar o que se espera do texto.

Leia também

Abaixo, o que o exame espera dos candidatos na redação (aplicada no primeiro dia de prova), a estrutura que deve ser utilizada e como é feita a correção:

ESTRUTURA

O Enem espera um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

A estruturação da redação passa por:

tema

ponto de vista

argumentos

proposta de intervenção

O QUE SE ESPERA

Por se tratar de um texto dissertativo-argumentativo, o Enem espera que o estudante demonstre, por meio de argumentação, a assertividade de uma ideia/ponto de vista. A "Cartilha do Participante" aponta que o estudante deve evitar a utilização de caráter apenas expositivo e que deve assumir claramente um ponto de vista --que esteja, logicamente, relacionado ao tema proposto pelo exame.

O exame espera que o estudante elabore uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Obviamente, essa proposta deve respeitar os direitos humanos.

Segundo a "Cartilha do Participante", algumas ideias e ações, como defesa de tortura, mutilação, execução sumária, justiça com as próprias mãos, violências de gênero, etnia, credo, política etc., e discurso de ódio, serão sempre avaliadas como contrárias aos direitos humanos.

O exame também pede que o texto siga a modalidade formal da língua portuguesa.

A frase temática, segundo a "Cartilha do Participante", é um dos elementos mais importantes da redação. O manual orienta que a redação deve abordar todos os elementos da frase.

COMO É A CORREÇÃO

A avaliação é feita por, pelo menos, dois professores graduados em letras ou linguística. Um não sabe a nota que o outro deu.

Cinco competências (listadas abaixo) são avaliadas, a cada uma sendo atribuída nota de 0 a 200. A nota do estudante será a média aritmética dos valores dados pelos dois professores.

AS COMPETÊNCIAS AVALIADAS NA REDAÇÃO DO ENEM

Critérios avaliados estão listados na "Cartilha do Participante"

- Competência 1

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

- Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

- Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

- Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

- Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas