Neste sábado (26), teve início mais uma edição do Revisão ENEM Alagoas, nos municípios de Maceió e Arapiraca. Os aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ofereceram aos estudantes todo o conteúdo exigido na prova, e foram transmitidos pela GazetaNews (canal 525 da Net/Claro). Neste domingo (27), também haverá aulões.
Na revisão deste sábado, os estudantes tiveram acesso a conteúdos de Ciências Humanas, Linguagens e Redação, incluindo História, Geografia, Sociologia, Gramática e Interpretação Textual. Neste domingo, serão abordados temas de Matemática e Ciências da Natureza — Biologia, Física e Química. Em Maceió, o encontro ocorreu no Auditório do Cesmac, enquanto em Arapiraca foi realizado no HD Hall.
Leia também
Nas duas cidades, os auditórios estavam lotados, com estudantes atentos às últimas dicas e revisões para esclarecer dúvidas e conquistar uma vaga na universidade. Os alunos receberam materiais entregues no local, facilitando o momento dos estudos.
O Revisão ENEM Alagoas é voltado para alunos da rede pública e é promovido pela Organização Arnon de Mello (OAM). As aulas foram ministradas pela equipe do professor de matemática Jaguar Neto. “O melhor para esses alunos são dicas e os últimos macetes, para que eles cheguem tranquilos na prova. Nós, professores, já sabemos o que costuma cair mais, então focamos naquilo que é mais recorrente, para que os alunos acertem o máximo de tópicos possíveis”, afirmou Jaguar.
O diretor-executivo da OAM, Luis Amorim, esteve presente no auditório do Cesmac, em Maceió, e comentou sobre a adesão dos alunos. “É emocionante ver essa adesão massiva de jovens de diferentes faixas etárias. Essa participação demonstra o quanto podemos contribuir e ajudar”, disse.
Para o gerente de Marketing da OAM, Beto Oliveira, os aulões contam com os melhores professores e são uma grande oportunidade para os estudantes. “Reunimos os melhores professores que aprovam no Enem, vestibulares e concursos. Ficamos muito felizes com o resultado; o chamamento foi feito, os alunos compareceram e toda a estrutura foi montada para recebê-los. Os alunos receberam a apostila e também estão recebendo lanche, água e frutas. Estão aqui por quatro horas intensas”, falou.
Além dos aulões, está disponível gratuitamente, no Portal Gazetaweb ou via aplicativo, a plataforma Hora do Enem. Lá, são disponibilizadas videoaulas, exercícios, simulados e e-books que reúnem todo o material base que costuma ser cobrado nas provas.
Para acessar a plataforma, é preciso que os estudantes sejam residentes em algum município alagoano e preencham um formulário que requer a inserção do número de inscrição do Enem. Após o cadastro, o acesso a todo o conteúdo é liberado em alguns minutos, e a confirmação de participação no projeto é enviada por e-mail ao candidato.
“Deixaremos a plataforma disponível até o dia 31 de março, com todas as aulas. Eles poderão ter acesso às aulas e aos exercícios feitos em aula. Portanto, é uma oportunidade maravilhosa. Para nós, isso é muito gratificante, através de parcerias importantíssimas com o Governo do Estado, pela Secretaria de Educação e a Secretaria de Comunicação, além do Cesmac”, disse Luis Amorim.
Os aulões foram conduzidos pelos professores de forma descontraída, com um telão para apresentar os conteúdos. O locutor Geleia esteve à frente das apresentações em Maceió.
ARAPIRACA
O HD Hall também foi tomado por jovens que estavam tirando as últimas dúvidas para as provas. Rose Pereira, gestora da rádio Gazeta FM de Arapiraca, falou sobre a importância do aulão.
“Todos sabem que a maioria dos alunos não tem condições de pagar um curso preparatório. Então, a Organização Arnon de Mello, em parceria com a Seduc, a Assembleia Legislativa, o Centro Universitário Cesmac e o curso Jaguar, possibilitaram este intensivão. Desde já, agradeço a participação de todos e desejo boa sorte e boas aulas. Que venha 2025!”
A estudante Sara Lopes, que participou do aulão em Arapiraca, falou da importância do evento para o aprendizado. Cerca de 1.000 alunos participaram da revisão na capital do Agreste. Veja:
Vannessa Padilha, gerente da 5ª Gerência Regional de Arapiraca, destacou que o aulão valoriza os estudantes. "Sabemos que esse trabalho de aulão é sempre benéfico e valoriza nossos alunos da escola pública. O governo do Estado é testemunha da educação que vem sendo desenvolvida aqui. Foram muitos trabalhos ao longo do ano nas escolas, e só temos a agradecer essa iniciativa que valoriza ainda mais o trabalho dos nossos alunos".