Os últimos aulões do Revisão ENEM Alagoas ocorreram em Maceió e Arapiraca neste domingo (27). Foram abordados temas de Matemática e Ciências da Natureza — Biologia, Física e Química. Em Maceió, o encontro ocorreu no auditório do Cesmac, enquanto em Arapiraca foi realizado no HD Hall, com transmissão pela GazetaNews (canal 525 da Net/Claro).
No sábado, os estudantes tiveram acesso a conteúdos de Ciências Humanas, Linguagens e Redação, incluindo História, Geografia, Sociologia, Gramática e Interpretação Textual. Os alunos receberam materiais entregues no local, facilitando seus estudos.
Leia também
As aulas foram ministradas pela equipe do professor de Matemática Jaguar Neto, que destacou a importância do momento: “Agora é a hora de dicas valiosas e macetes para que os alunos acertem o máximo de questões possíveis”, afirmou Jaguar.
“Hoje, preparamos várias dicas sobre os assuntos mais recorrentes para dar o melhor para os alunos. Com certeza, teremos todas as matérias que compõem o segundo dia do ENEM: Matemática, Física, Química e Biologia. Ou seja, vamos revisar Matemática e Ciências da Natureza”, completou.
O Revisão ENEM Alagoas é voltado para alunos da rede pública. O diretor-executivo da Organização Arnon de Melo (OAM), Luís Amorim, esteve presente no auditório do Cesmac nesse sábado e comentou sobre a adesão dos alunos: “É emocionante ver essa participação massiva de jovens de diferentes faixas etárias. Isso demonstra o quanto podemos contribuir e ajudar”, disse.
O gerente de Marketing da OAM, Beto Oliveira, também esteve presente e afirmou que os aulões contam com os melhores professores, garantindo uma contribuição significativa na aprendizagem.
Durante os dois dias, os alunos receberam lanche, água e frutas, além de participarem de quatro horas intensas de revisão. Os aulões foram conduzidos de forma descontraída, com telões espalhados pelos auditórios para melhor apresentação dos conteúdos. O locutor Geleia esteve à frente das apresentações em Maceió.
Os aulões são uma parceria entre a OAM, o Governo de Alagoas, a Secretaria de Comunicação, Jaguar Cursos e o Cesmac.
Em Arapiraca, o HD Hall ficou lotado, assim como no sábado, com a presença de cerca de 800 alunos. Vinte e quatro ônibus foram disponibilizados pela 5ª Gerência Educacional de Ensino, e participaram do evento alunos de Arapiraca e de outros 10 municípios.
Kalaham, professor de Física, comentou sobre as disciplinas ministradas: “Os conteúdos, principalmente de Ciências da Natureza e Matemática, são assuntos que exigem um pouco mais do aluno. Na parte de Ciências da Natureza, vemos o ENEM trabalhando muito bem as aplicações do cotidiano. É normal que em uma edição ou outra apareça uma questão com esse tema.”
Um aluno que participou do aulão no Agreste comentou que a experiência reforçou seu aprendizado: “Eu consigo me expressar facilmente, mas na hora de produzir sinto dificuldade. Redação, tudo bem. Agora, outras produções textuais são complicadas. Como prezo pelo estudo, pela disciplina e pela evolução pessoal, o ENEM se torna um dos caminhos para um futuro profissional promissor. Aqui, de certa forma, foi uma oportunidade de adquirir conhecimento.”
HORA DO ENEM
Além dos aulões, está disponível, no Portal Gazetaweb ou via aplicativo, de forma gratuita, a plataforma Hora do ENEM. Lá, estão disponíveis videoaulas, exercícios, simulados e e-books que reúnem todo o material base que costuma ser cobrado nas provas.
Para acessar a plataforma, os estudantes devem ser residentes em algum município alagoano e preencher um formulário no qual é obrigatória a inserção do número de inscrição do ENEM.
Após o cadastro, o acesso a todo o conteúdo é liberado em algumas horas, com a confirmação de participação no projeto sendo enviada por e-mail para o candidato. A plataforma ficará disponível até 31 de março.