Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Voltada para os 200 anos de Alagoas, Bienal do Livro é lançada oficialmente

Evento acontece entre 29 de setembro e 8 de outubro, com foco nos autores locais; estudantes terão vale-livro

Com o tema "Livros que envolvem, leituras que libertam", foi lançada, nesta quarta-feira (6), a 8ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece de 29 de setembro a 8 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Esse ano, o evento será comemorativo também ao Bicentenário da Emancipação Política.

A reitora da Universidade Federal (Ufal), Valéria Costa, lembrou que a crise que enfrentam as instituições de ensino superior acabou interferindo na iniciativa, que por pouco não fica sem sair do papel. A situação, porém, foi contornada com parcerias firmadas com entidades públicas e privadas.

Leia também

Confira aqui a programação! 

"A crise que o País atravessa, especialmente as universidades, foi uma preocupação desde o começo. Avaliamos se íamos realizar ou não e onde iríamos realizar. Mas vencemos a crise através da busca das parcerias com as instituições, como Sebrae, Algás, Braskem. Sem falar no Estado e na Prefeitura".

Valéria ressaltou que, apesar das dificuldades, continua de pé o vale-livro, no valor de R$ 15. O projeto envolve entre seis e oito mil estudantes da rede municipal e permite que eles possam comprar publicações na bienal. Só a editora da Ufal deve encabeçar 60 lançamentos, feitos em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal).

"Fizemos um edital em parceria com a Fapeal e 50 livros foram selecionados. Ao todo serão 60 pela Edufal, fora outras editoras que vem participar, de porte nacional e internacional", acrescenta a reitora, lembrando que o público poderá ver de perto grandes nomes da literatura, inclusive de fora do País.

Imagem ilustrativa da imagem Voltada para os 200 anos de Alagoas, Bienal do Livro é lançada oficialmente
| Foto: FOTO: Dárcio Monteiro

Até agora já foram confirmadas as participações de FML Pepper, Jessier Quirino, Gregório Duvivier, Bráulio Bessa, Gustado Lacombe, Márcia Tiburi, Dirceu Lindoso e Sávio Almeida. O protagonismo, de acordo com a gestora, será Alagoas, "sua história, gente, os pensantes". Cerca de 200 mil pessoas são esperadas.

"A 8ª edição terá uma programação cultural vasta e um tema importante, que são os 200 anos de Alagoas. Teremos alagoanos protagonizando a Bienal, esse é o tom dessa Bienal, com uma vasta participação das escolas e da sociedade", afirma Valéria. "Serão grandes atrações, a expressão da cultura alagoana, debates, oficinas, salas de leitura".

Prefeito em exercício, Marcelo Palmeira destacou a importância do evento. "É um evento de suma importância para a cultura alagoana e para nossas crianças e adolescentes, que poderão ter esse primeiro contato com o livro, conhecer esses grandes alagoanos que fizeram parte da história", afirmou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas