Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Videoconferências e excesso de chamadas causam exaustão na pandemia

Canal para reuniões de trabalho, falar com a família e encontrar os amigos, as videoconferências têm sgotado as pessoas

Durante a quarentena, tornou-se excessiva a quantidade de chamadas em vídeo que acontecem cotidianamente, afirma Katty Zúñiga, psicóloga e pesquisadora do laboratório de psicologia e tecnologias da informação e comunicação (Janus-Leptic), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

"Cada vez mais as pessoas se queixam de se sentirem cansadas ou esgotadas nessa nova realidade em que a casa se tornou o local para se fazer tudo e o computador é a janela para o mundo", diz.

Leia também

O fenômeno tem sido chamado de "Zoom fatigue", uma espécie de fadiga causa pelo Zoom, uma das plataformas mais usadas para as chamadas em vídeo.

Não é só o excesso de chamadas, no entanto, que caracteriza esse cansaço. Qualquer tipo de videoconferência demanda uma atenção visual, mas o mosaico das reuniões virtuais com muitas pessoas envolvidas exigem ainda mais concentração e sobrecarregam o cérebro, explica a psicóloga.

"A pessoa sentada em frente ao computador precisa estar atenta simultaneamente a cinco, 16 ou mais janelinhas na tela, e é isso que exaure e causa esse cansaço", diz. "Presencialmente, as reuniões de trabalho, ou mesmo as salas de aula, são permeadas por momentos de distração, descontração. Já no online, não há isso, e a parte cognitiva fica em constante estado de atenção."

É desse tipo de reunião com muitos participantes na tela que o termo dado para o fenômeno veio, já que o Zoom foi um dos primeiros aplicativos a popularizar o formato de mosaico, com muitos participantes na tela, segundo Zúñiga.

O atraso entre a fala e a escuta causado pela conexão de internet e a falta de liberdade de movimento que a câmera ligada traz também influenciam no desgaste que as chamadas causam, afirma Marcos Oreste Colpo, psicólogo e professor da PUC-SP.

"Ficar atento em tempo integral, sem muita liberdade, é uma questão importante. Quando você está conversando presencialmente, o corpo também fala, mostra inquietações. E, nesses sinais, você aprende sobre o outro, sobre aprovação ou reprovação", explica Colpo.

Ele conta que, quando ministra suas aulas remotas, dificilmente os alunos ligam as câmeras, o que torna a relação entre o grupo veladas e sem reações afetivas. "Tudo isso envolve um cansaço porque não há muita troca."

A longa exposição à luz da tela do computador também tem implicações do ponto de vista oftalmogólico que contribuem para essa exaustão, explica Danilo Soriano, oftalmologista e doutor na área pela Universidade de São Paulo.

"Ficar nesse ambiente muito tempo, prestando atenção em uma chamada por horas seguidas faz com que a gente fique muito tempo sem piscar", afirma. Esse processo aumenta a chance de ressecamento ocular e de presbiopia, vulgarmente chamada de "vista cansada".

O nível de exposição à tela que é considerado saudável varia muito de pessoa para pessoa, diz o especialista. Mas caso os olhos fiquem irritados, ardendo ou lacrimejando, o ideal é fazer uma pausa de alguns minutos e lubrificá-los para evitar um cansaço excessivo.

Usar um protetor de tela para reduzir o brilho e aumentar a letra das palavras também são importantes, diz Soriano.

Katty Zúñiga lembra que a pandemia exponenciou a ideia de que todos estão disponíveis, o que contribui para que essas videoconferências sejam tão numerosas.

"Os smartphones já tinham nos colocado em uma posição de disponibilidade constante", diz Zúñiga. "Com a quarentena, existe uma percepção de que a disponibilidade teria aumentado ainda mais pelo fato de muita gente estar em casa, mas isso não é verdade. Ao contrário, as pessoas estão ainda mais sobrecarregadas nas suas casas".

A psicóloga sugere analisar qual sentimento que o convite para uma determinada videoconferência provoca para avaliar se deve ou não aceitar a chamada e, portanto, evitar a exaustão.

"Se não estiver disponível, pergunte se podem falar depois ou até marcar um horário se o que se tem a tratar será uma conversa mais longa. A melhor coisa é ser sincero e dizer que não pode falar naquele momento, com gentileza e sem rodeios", conclui.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas