
Viajar sozinho costumava ter um certo preconceito, com poucas companhias de cruzeiros oferecendo cabines individuais (ou cobrando mais por elas!) e garçons torcendo o nariz para o "mesa para um".
Mas a boa notícia é que esses tempos estão mudando. Nunca foi tão bom ser um viajante “sozinho” – hoje em dia existem diversos aplicativos que facilitam a conexão entre pessoas, ajudando a combater a solidão e a compartilhar dicas de segurança para garantir mais conforto.
Leia também
Além disso, as viagens individuais também estão cada vez mais acessíveis, com operadoras de turismo oferecendo pacotes de viagens direcionados às pessoas que desejam explorar o mundo por conta própria, mas com toda a segurança e o suporte de uma organização, o que antes era praticamente reservado para casais ou grupos.
Com vontade e alguns recursos, é possível explorar praticamente qualquer lugar do mundo sozinho. Porém, se ainda está um pouco inseguro sobre o estilo de viagem e precisa de ajuda para escolher um destino, confira abaixo alguns dos favoritos dos especialistas no assunto e prepare-se para curtir muito da sua própria companhia.

Nova Iorque: anonimato em meio à multidão
A cidade de Nova Iorque é um destino incrível para quem viaja sozinho, oferecendo uma infinidade de atividades para todos os gostos e estilos.
A Grande Maça é repleta de museus (o MoMa e o Guggenheim são imperdíveis!), teatros da Broadway, áreas verdes e uma monte de opções para experimentar a comida local, garantindo que sempre haja algo interessante para fazer.
Uma das grandes vantagens de viajar sozinho para Nova York é a sensação de anonimato em meio à multidão. Com milhões de pessoas de todas as partes do mundo visitando e vivendo na cidade, nenhum viajante se sentirá estranho ou deslocado por estar sozinho.
Muitos moradores e turistas também fazem atividades de forma individual, seja fazendo exercício no Central Park, visitando exposições nos museus, relaxando em cafés e livrarias ou simplesmente passeando pela 5th Avenue, uma das maiores e mais chiques avenidas de Manhattan.
Como não é novidade, Nova Iorque é uma cidade bastante cara para se hospedar. Porém, para quem é sozinho, já comprou a passagem e não quer adiar os planos de viagem, um hostel é uma ótima opção, pela possibilidade de conhecer outras pessoas de vários lugares do mundo e fazer amizades.
A cidade está repleta de hostels que oferecem desde quartos individuais até quartos mistos para até 16 pessoas com diferentes comodidades.
Costa Rica: Natureza e Pura Vida!
É difícil imaginar um país mais abençoado do que a Costa Rica para viajar sozinho. Os ticos, como são chamados os costarriquenses vivem de acordo com seu lema nacional, “Pura Vida”, uma expressão que significa curtir a vida em qualquer circunstância e tem muito a ver com sua cultura e atitude.
Não é à toa que os habitantes desse país são considerados os mais felizes do mundo (segundo dados do Happy Planet Index), e possuem um dos maiores índices de esperança média de vida, o que reflete a qualidade de vida e a atmosfera saudável.
Os municípios de Tamarindo, Santa Teresa, Puerto Viejo, La Fortuna e Nosara são as melhores opções do país para viajantes solo. Cada uma dessas cidades oferece uma vibe super acolhedora e descolada, onde é fácil se integrar e fazer novas amizades. Seja relaxando ou surfando nas praias de Tamarindo ou se adentrando nas florestas tropicais de La Fortuna, os viajantes solo vão poder aproveitar muitas oportunidades para socializar.
Para quem ama praia, trilhas, bike, caiaque ou até mesmo tirolesa, mas é preocupado com o meio ambiente, a Costa Rica é um destino perfeito. Como uma das nações mais biodiversas do mundo, o país prioriza a preservação dos ecossistemas locais, oferecendo uma incrível variedade de atividades ao ar livre com práticas sustentáveis.
Chapada dos Veadeiros: Bem-estar e conexão com a natureza
Outro destino incrível para viajantes solo que amam a natureza, sem precisar sair do Brasil, é a Chapada dos Veadeiros. Localizada no estado de Goiás, a uns 230 km de Brasília, essa região é uma unidade de conservação federal que possui um relevo de chapadas e chapadões, clima tropical e vegetação típica do Cerrado.
Nos últimos anos, a Chapada, que abriga 5% dos animais e plantas do mundo, se tornou um dos segredos mais bem guardados do turismo para pessoas aventureiras em busca de bem-estar e conexão com a natureza.
Cidades como Alto Paraíso de Goiás e São Jorge são conhecidas por suas pousadas acolhedoras e espaços que oferecem atividades como retiros de autoconhecimento, yoga, meditação e terapias holísticas. Esses espaços proporcionam a oportunidade de limpar e revitalizar as energias, permitindo que retornar à rotina diária completamente renovado.
Uma dica importante para planejar uma viagem à Chapada dos Veadeiros é considerar a estação do ano. No Cerrado, a estação chuvosa vai de outubro a abril e a estação seca, de maio a setembro.
Os especialistas recomendam visitar a Chapada durante os primeiros meses da estação seca, em maio e junho. Nessa época, as paisagens ainda estão verdes e as cachoeiras possuem bastante água, resultado das chuvas recentes, tornando a experiência ainda mais deslumbrante.
Lisboa: para se sentir em casa
Lisboa é um destino maravilhoso com uma história fascinante e um cenário artístico e cultural super animado, talvez como resultado disso.
A capital de Portugal é uma das cidades mais seguras e acessíveis da Europa, o que a torna uma das melhores escolhas para quem viaja sozinho.
E um ponto extra para os brasileiros: a língua. Falar português torna a comunicação muito más fácil nas interações do dia a dia, desde pedir informações até fazer compras.
Lisboa é uma cidade para explorar a pé, admirando a arquitetura única, as ruazinhas sinuosas e estreitas e as vistas incríveis do rio Tejo. No entanto, também é super bem conectada por uma rede de transporte que inclui metrô, trem, ônibus e os famosos bondes, que são bastante populares para os turistas, mas não muito práticos.
Os bairros históricos de Alfama e Bairro Alto oferecem uma imersão rica na cultura portuguesa, e a oportunidade de experimentar os deliciosos pastéis de nata em pequenos e charmosos cafés locais.
Para quem visita Lisboa, uma ótima ideia é pegar um trem e aproveitar para conhecer o Porto, uma cidade linda às margens do rio Douro, e famosa pelo, é claro, vinho do Porto.
Viajar sozinho é uma enorme oportunidade de se aventurar, conhecer novas pessoas e culturas e explorar lugares incríveis, além de aprender sobre os próprios gostos e limitações.
Cada vez mais pessoas de todas as idades e interesses estão dando o salto para viajar sem companhia - e descobrindo todas as suas vantagens ao longo do caminho.