Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Verão eleva consumo de água e reforça necessidade de cuidados

Agreste Saneamento registrou aumento de 6,12% na produção da água e orienta o consumidor a fazer uso consciente

As altas temperaturas e o calor anunciam a chegada do verão, estação que eleva a necessidade de água e exige cuidados redobrados com o consumo. Preparando-se para esse momento, a Agreste Saneamento realiza medidas preventivas e oferece dicas para um uso mais consciente dos recursos hídricos.

Em dezembro, a produção de água para as dez cidades atendidas aumentou 6,12% em relação ao mesmo período do ano passado.

Leia também

"Nosso esforço diário é para garantir a população receba água de qualidade reforçando necessidades como saúde e bem-estar. Estamos comprometidos continuamente com esse propósito. Também é fundamental que todos façam sua parte, utilizem a água de forma responsável, evitando desperdícios", pontua Angela Lins, diretora geral da Agreste Saneamento.

Desde o ano passado a Agreste ampliou o sistema de captação de água conhecido como Sistema Novo do Agreste que atende a parte alta de Arapiraca e os municípios de Craíbas, Coité do Nóia e Igaci, além da Mineradora Vale Verde (MVV). O projeto foi executado em parceria com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

O sistema de flutuantes otimizou a captação realizada no Rio São Francisco que tinha vazão de 270 litros por segundo e agora passou para 416 litros por segundo.

Consumo Consciente

  • O consumidor também pode fazer mudanças simples em sua rotina para evitar o desperdício, economizar na conta de água e ajudar o meio ambiente:
  • Evite regar plantas em horários de sol forte e dê preferência para o regador;
  • Reutilize a água do chuveiro ou máquina de lavar roupa para lavar terraços, paredes, pisos e carros;
  • Se tiver piscina em casa, cubra-a com uma capa quando não for usar já que elas perdem até 90% da água em apenas um mês por evaporação. Além de evitar desperdício, a água fica limpa evitando resíduos e insetos. Se a piscina for fixa lembre-se de fazer revisões periódicas da bomba e do filtro;
  • Faça uma revisão dos encanamentos, torneiras e chuveiros do seu imóvel: muitas vezes, o aumento do consumo pode estar associado a problemas internos. 
  • Realize a limpeza da sua caixa d?água a cada 6 meses para garantir a qualidade da água;
  • Você também encontra outras dicas de como utilizar a água com sabedoria em uma animação produzida pela Iguá Saneamento, controladora da Agreste Saneamento, que pode ser acessada em: bit.ly/2WSI1PZ.

Sobre a Agreste Saneamento 

A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada (PPP) com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil habitantes.

Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Em 2020, recebeu duas premiações: foi considerada a terceira melhor empresa para se trabalhar em Alagoas; e ficou entre as cem melhores do país. Também em 2020 foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como "Caso de Sucesso em Saneamento Básico".

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros - Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná - por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país.

Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A empresa, por meio da controlada ESAP, conquistou o CX Prêmio Experiência do Cliente 2020, na categoria História de destaque, com o relato do encantamento de uma cliente residente em Palestina (SP). A Iguá também foi eleita, em 2019, e pelo terceiro ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, "ig" quer dizer água. Saiba mais emwww.iguasa.com.br.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas