Nesse fim de semana, a velocidade dos ventos no litoral alagoano assustaram nativos e turistas, arrancando folhas de árvores, espalhando areia nas praias, muita poeira e ainda derrubando uma árvore no bairro da Ponta Grossa, em Maceió. A situação aconteceu por causa do Vento Nordeste, fenômeno climático que atingiu a velocidade máxima de 40km/h no fim de semana. A ventania deve continuar até meados de novembro, segundo informou a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
De acordo com o meteorologista Henrique Mendonça, o fenômeno é provocado pela alta pressão vinda da costa leste. Segundo ele, é algo comum que acontece todos os anos, entre os meses de outubro e novembro.
Leia também
"Os ventos sempre são formados devido à diferença de pressão. O Vento Nordeste é muito comum e acontece todos os anos, mas sua velocidade não ultrapassa os 40km/h, além de ser algo que acontece em dias intercalados", explicou.
Henrique orientou que, em dias de fortes ventos, a população procure se abrigar e evitar caminhar na praia ou locais arenosos por conta de que os ventos carregam a areia, que pode atingir os olhos. Há também o risco de queda de árvores que já se encontram em risco. Por isso, a população precisa estar atenta.
