Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Veja como manter livre o acesso ao medidor para ter um bom consumo de energia

Não é necessário o ingresso do colaborador da concessionária ao interior do imóvel

O medidor de energia elétrica é o equipamento responsável por registrar o consumo de energia nas unidades consumidoras, sejam residenciais ou comerciais. Para que não haja impedimento do acesso à leitura, conforme a assessoria de comunicação, e em casos de ocorrências em que a Distribuidora necessite acessar o medidor para realizar substituições ou reparos, a externalização do equipamento se torna importante para facilitar o trabalho das equipes. Além disso, o uso correto desse equipamento oferece um desempenho eficiente no consumo de energia.

A gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Alagoas, Patrícia Moraes, destaca, em entrevista concedida à assessoria de comunicação da empresa, que a implantação do medidor do lado de fora, seguindo o padrão de ligação, é regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e possui inúmeras vantagens.

Leia também

“A leitura do consumo se torna muito mais segura, cômoda e eficiente. Além disso, também contribui para a diminuição dos faturamentos por estimativa, ou média, que ocorrem quando, por qualquer motivo, não é possível o acesso do leiturista ao medidor. Lembrando que o medidor é de responsabilidade da Distribuidora e a mesma precisa ter livre acesso ao equipamento para realizar as suas atividades”, ressalta a executiva.

Outra vantagem diz respeito à privacidade, uma vez que não é necessário o ingresso do colaborador da concessionária ao interior do imóvel, seja em situações de inspeções ou medição do consumo.

Construção e instalação do padrão de ligação

A instalação do padrão de ligação, composto pela caixa de medição e outros itens indispensáveis para que o serviço seja executado com total segurança, precisa seguir recomendações técnicas. A Equatorial Alagoas ressalta que a construção do padrão é de responsabilidade do cliente e deve ser realizada por um profissional devidamente qualificado e autorizado a trabalhar com energia elétrica.

O padrão de entrada deve ser instalado no limite da via pública com o imóvel, preferencialmente em muros, fachadas ou poste auxiliar. Os procedimentos podem sofrer variações dependendo da escolha do local e do tipo de ligação – monofásica ou trifásica, por exemplo. O passo a passo completo de cada etapa da instalação pode ser conferido no link: https://al.equatorialenergia.com.br/informacoes-gerais/perguntas-frequentes/passo-a-passo-ligacao-nova/

A Equatorial alerta que, em unidades consumidoras localizadas em áreas de conservação de patrimônio artístico, cultural ou histórico, a externalização só pode ser feita com autorização dos órgãos públicos responsáveis pelo tombamento.

Serviço de mudança de medidor é gratuito

Após a construção do padrão de ligação, a solicitação do serviço de mudança de medidor deve ser realizada junto à Equatorial Alagoas e é totalmente gratuita. O pedido pode ser feito por meio do site al.equatorialenergia.com.br, agências presenciais de atendimento ou, ainda, pelo call center, no telefone 0800 082 0196.

A Equatorial Alagoas esclarece que, em caso de impedimentos consecutivos de acesso ao medidor externo, o cliente poderá ser notificado pela concessionária e sujeito à suspensão no fornecimento. Após a notificação, o cliente terá um prazo para regularizar a externalização do medidor, conforme normas e padrões técnicos.

Para imóveis que não estão sendo utilizados, a Distribuidora recomenda que o proprietário da unidade consumidora solicite o desligamento para que a leitura não seja feita. “Lembrando que é necessário apresentar a leitura atual do medidor para que seja gerada uma fatura de encerramento”, finaliza a gerente de Relacionamento com o Cliente, Patrícia Moraes.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas