Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Veja como a BRK Ambiental calcula a conta de água da sua casa

Empresa é responsável pelos serviços de água e esgoto na Região Metropolitana de Maceió

A BRK Ambiental divulgou para os clientes, nesta segunda-feira (6), como as contas de água são calculadas. A empresa é responsável pelos serviços de água e esgoto na Região Metropolitana de Maceió.

Segundo o coordenador de faturamento da BRK em Alagoas, Marcos Souza, a tarifa da BRK Ambiental é composta por despesas operacionais, insumos, tributos e amortização/remuneração dos investimentos. Também há custos de compra da água que é captada e tratada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e disponibilizada nos reservatórios da BRK para distribuição nos imóveis em 10 municípios operados pela empresa, com exceção de Atalaia, Barra de Santo Antonio e Marechal Deodoro. Tudo é somado e dividido por metros cúbicos, estabelecendo, assim, um valor médio.

Já a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) é quem realiza, anualmente, a revisão da estrutura tarifária, levando em consideração a reposição inflacionária, bem como custos de mão-de-obra e insumos.

Em seguida, a concessionária aplica o reajuste em todas as categorias tarifárias e faixas de consumo, bem como em outros serviços prestados pela empresa e previstos no contrato de concessão. Atualmente, o custo de mil litros de água para uma residência normal, com consumo mínimo de até 10 m³, por exemplo, é de R$ 6,14.

"É válido lembrar também que a taxa aplicada sobre o consumo de água varia entre os imóveis de acordo com seu porte e atividade fim, cidade e faixa de consumo. Além disso, imóveis residenciais pagam valores menores que os comerciais e/ou industriais, e há também tarifas sociais para famílias de baixa renda", explicou a BRK Ambiental.

Artigos Relacionados

Veja como se calcula o valor da fatura:

A fatura, além das informações de data de vencimento, mostra a informação do consumo, como aquilo que passou pelo medidor, sendo interpretado na leitura do hidrômetro.

Para fazer o cálculo, é considerada a diferença entre o volume consumido no mês anterior, medido em metros cúbicos (m³), e a realizada naquele dia, que representa o consumo do mês atual.

"O valor da conta é determinado pela subtração desses resultados. Assim, é possível saber quanto foi consumido nesse período e, então, é aplicada a tarifa sobre os metros cúbicos consumidos", explicou a empresa.

Além disso, há também a rubrica, uma separação das tarifas que representam todos os serviços cobrados, envolvendo, por exemplo, um serviço de religação, multas e juros por atraso, taxas de serviço de disponibilidade da rede coletora de esgoto.

"A tarifa de esgoto é cobrada para os locais que já possuem redes de esgotamento sanitário disponíveis e equivalem a 100% da tarifa de água em Maceió e a 80% desse valor no restante das cidades alagoanas onde a BRK atua. É importante que todos os consumidores estejam sempre atentos e acompanhando o seu consumo, procurando reduzi-lo e estar de olho em possíveis vazamentos internos, que são os principais motivos de aumentos repentinos no valor da fatura", finalizou a BRK.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas