Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Ufal tem primeiro aluno surdocego na lista de formandos

Juciê Feitosa apresentou o TCC no curso de Administração, no Campus Arapiraca

Juciê Feitosa está a um passo de se tornar o primeiro aluno surdocego a concluir uma graduação na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele já apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e será diplomado bacharel em Administração, pelo Campus Arapiraca.

O estudante apresentou o TCC no último mês de setembro e comenta sobre o significado da sua conquista. “Conseguir ver o quanto sou capaz, mostrar pra as outras pessoas que é possível superar todos os desafios que enfrentei e sentir que consegui e que pessoas acreditaram em mim e me apoiaram também”.

Leia também

Juciê relata as dificuldades que encontrou ao entrar na Universidade. “Ser o primeiro é sempre muito desafiador em todos os sentidos, você tem que lutar por cada coisa e abrir o caminho que ninguém nunca passou, então, é um desafio enorme pelas barreiras que tive que enfrentar: de falta de conhecimento sobre a surdocegueira, de falta de acessibilidade de modo geral, de falta de normatização específica para casos como o meu, além dos próprios desafios de enfrentar uma graduação tendo passado por tanta omissão durante a maior parte da minha vida escolar”, contou.

Durante o percurso acadêmico o jovem esbarrou em obstáculos como a ausência de um profissional para acompanhar em sala e a aquisição de um computador especial, que só ocorreu na metade do curso. Durante a pandemia o trabalho de orientação para o TCC ficou comprometido e, sua irmã, que apoiava nesse processo, precisou se afastar um pouco para se dedicar à sua nova missão de gestante e puérpera.

Apesar dos empecilhos, o estudante se orgulha do seu rendimento durante o curso. “Que eu consigo, que sou capaz, que mesmo com minhas limitações e todas as barreiras que enfrentei para minha acessibilidade, permanência e sucesso no curso não tive um resultado negativo em nenhuma disciplina, o que já faz me sentir vitorioso!", finaliza.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas