Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Trinta e cinco idosos foram assassinados em Alagoas no ano de 2020, aponta OAB/AL

A cidade com os maiores números de casos foram Atalaia e Maribondo, com duas vítimas cada

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL) divulgou nesta sexta-feira (11), durante coletiva, que 35 idosos foram vítimas de homicídio no estado em 2020. A maioria deles, vítima de arma de fogo.

De acordo com levantamento da Comissão Especial do Idoso, a maioria das vítimas eram do sexo masculino, um total de 30 mortes, e do interior do estado, que registrou 34 homicídios. Apenas um dos casos registrados ocorreu na capital alagoana.

Leia também

A cidade com os maiores números de casos foram Atalaia e Maribondo, com duas vítimas cada. Também foram registradas mortes em Maceió, Canapi, Junqueiro, Carneiros, União dos Palmares, Anadia e Mata Grande.

Segundo os dados, foram 18 vítimas de arma de fogo, dez de arma branca e seis idosos mortos por espancamento no estado. Há, ainda, um registros de estrangulamento.

O presidente da OAB-AL, Nivaldo Barboza Jr., destacou a importância da conscientização para mudar essa realidade. “Quando a força pública não se importa com os casos, eles aumentam, por falta de fiscalização. É importante que a sociedade participe desse debate, e saiba que essa é uma questão importante, pois temos que conscientizar, é somente aprendendo que se resolve. A OAB é provocadora dos casos sociais e busca ajudar, por isso há campanhas para as pessoas denunciarem os casos. A situação irá mudar”, destaca.

De acordo com a OAB/AL, o levantamento foi feito com base em dados divulgados pela Segurança Pública de Alagoas, além de algumas notícias divulgadas pela imprensa do estado.

De acordo com a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Elisabeth Toledo, no Brasil, em 2020, 85% de denúncias contra o idoso foram feitas somente na pandemia. "Precisamos ajudar a quem precisa. Em Maceió, temos 4 delegacias que prestam apoio aos idosos e elas estão em situação precária”, afirmou.

A importância do Disque Denúncia também foi ressaltada. “A campanha do junho violeta é de estrema importância, principalmente para conscientizar as pessoas sobre a realocação das denúncias, temos que ter o apoio da sociedade para que sirva de alerta, por isso o disque denúncia está aí, qualquer denúncia deve ser feita para o 181”, finaliza o presidente da Comissão Especial do Idoso da OAB-AL, Gilberto Irineu.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas