Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Transplante de fígado começa a ser realizado em Alagoas ainda este ano

Santa Casa foi credenciada pelo Ministério da Saúde para realizar procedimento no estado

A partir deste ano, Alagoas vai poder realizar cirurgia de transplante de fígado. A Santa Casa de Maceió, que atualmente faz a captação do órgão (cirurgia de retirada) e envia para outros estados, foi credenciada pelo Ministério da Saúde (MS) e, com isso, será o primeiro hospital a realizar o procedimento no estado

"Não tivemos a oportunidade de iniciar o programa devido à pandemia, pois não dispúnhamos de leitos de UTI. Foi preciso fazer uma pausa até que tudo se organizasse e um novo pontapé pudesse ser dado. Acredito que até dezembro o procedimento seja iniciado", afirmou o cirurgião Oscar Ferro.

Leia também

Na Santa Casa de Maceió, os transplantes serão feitos com o órgão de doador cadáver. A cirurgia com doador intervivo, quando um parente doa metade do fígado, foi deixada para uma etapa mais à frente.

"É um salto muito grande o hospital sair de captador de órgãos para realizador de transplantes. Transplante é uma das cirurgias mais complexas que existem. Temos uma equipe cirúrgica credenciada pelo Ministério da Saúde formada por mim, os cirurgiões Felipe Augusto Porto de Oliveira e Leonardo Wanderley Soutinho, os anestesiologistas Cira Queiroz e Nélio Monteiro, e o pessoal da UTI. Dar início a esse programa exige uma estrutura diferenciada para o hospital, pois é preciso melhorar a radiologia, a equipe cirúrgica, a anestesia, além de melhorar os cuidados intensivos de UTI, entre outros serviços. E a Santa Casa de Maceió já se enquadrava nesse perfil com as cirurgias de alta complexidade que realiza", afirmou.

DOAÇÃO 

Para o pleno funcionamento do programa, as famílias de pacientes com diagnóstico de morte encefálica confirmado têm papel fundamental. Mensagens por escrito deixadas pelo doador não são válidas para autorizar o procedimento. O processo de retirada de qualquer órgão só acontece após os familiares darem o aval da cirurgia, assinando um termo.

De acordo com o Ministério da Saúde, metade das famílias entrevistadas não permite a retirada dos órgãos para doação. "Existe o medo de que essa retirada de órgão aconteça com o paciente ainda vivo. Mas não há o menor risco de isso acontecer em um paciente sem a confirmação de morte cerebral. O contrário é lenda urbana que só atrapalha o processo de recuperação de quem espera por um transplante", finaliza o especialista.

No Brasil, existem 27 centros de notificação integrados. Os dados informatizados do doador são cruzados com os das pessoas que aguardam na fila pelo órgão para que o candidato ideal, conforme urgência e tempo de espera, seja encontrado em qualquer parte do país.

O que leva uma pessoa a precisar de transplante de fígado?

O fígado é a maior glândula do corpo e está localizado atrás das costelas, na porção superior direita da cavidade abdominal. Possui formato de prisma, tem coloração vermelho-escuro (tendendo ao marrom), pesa cerca de 1.5 kg, e é dividido em quatro lobos.

Na década de 80, sem critérios bem estabelecidos, o transplante de fígado era realizado, quase em sua totalidade, em pacientes terminais que não sobreviviam ao procedimento. O cenário mudou em 2000, quando surgiu a escala MELD - Modelo para Doença Hepática Terminal, do inglês Model for End-Stage Liver Disease. É um sistema de pontuação que quantifica a urgência de transplante hepático em pacientes maiores de 12 anos. Hoje esse cálculo se dá no fígado que tem a doença de cirrose estabelecida.

"Para transplantar, o doente precisa, na maioria das vezes, ter cirrose, que é uma doença crônica onde o fígado não cicatriza. Existem indicações especiais, quando o fígado não está cirrótico, como alguns tipos de tumores ou doenças em que o transplante se encaixa. O grande problema é que a cirrose nem sempre dá sintomas. O paciente precisa fazer exames de rotina para verificar a saúde do órgão", disse Oscar Ferro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas