Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Trabalho de alunos da Escola Sesi Cambona vence feira de iniciação científica

Ideia campeã na categoria 'Engenharias e suas Aplicações' da Febic 2020 propõe o reaproveitamento de pneus usados para a produção de pisos táteis

Um dos projetos vencedores da Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic 2020), encerrada nesse fim de semana, durante cerimônia virtual, é de estudantes alagoanos. Com a proposta "Reutilização de Pneus para Construção de Pisos Táteis" (ROPE), os alunos da Escola Sesi Cambona Antônio Pedro Ferreira da Silva e Beatriz de Araújo Pulcino ganharam o primeiro lugar na categoria "Engenharias e suas Aplicações".

Orientado pela professora de Geografia Andrea Souza, o trabalho ainda conquistou o Destaque em Sustentabilidade. A equipe também se credenciou para a FEMIC Jovem - Feira Mineira de Iniciação Científica, um dos eventos mais importantes do Brasil. "Estudantes da Iniciação Científica buscam solucionar problemáticas presentes no cotidiano de nossa sociedade. Assim, aprofundam-se em pesquisas e engajam-se em várias áreas do conhecimento. Isso é muito gratificante!", disse Andrea.

Leia também

O trabalho vencedor consiste no reaproveitamento de pneus inservíveis para a produção de pisos táteis, contribuindo para evitar o descarte deste material - que demora cerca de 600 anos para se decompor - na natureza. Ao mesmo tempo, garante mais acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão.

"Acessibilidade é algo que nunca vai parar de ser falado. Estamos sempre tentando incluir o máximo possível de pessoas, tenham elas alguma deficiência ou não, porque isso não deveria impedir que seu ir e vir seja feito com total segurança e facilidade. Tudo isso, unido à questão da sustentabilidade, que vem ganhando, cada vez mais, voz ao redor do mundo, mostra que projetos como esse precisam de visibilidade e de atenção, para que possamos continuar seguindo com ele", disse a aluna Beatriz Pulcino.

Orgulho e emoção. Foi com esses sentimentos que a diretora da Escola Sesi Cambona, Alessandra Damacena, recebeu a notícia da premiação em uma feira que tem repercussão nacional e internacional. Segundo ela, é mais uma prova de que o modelo educacional da Rede Sesi Senai está no caminho certo.

Apesar da pandemia, a diretora ressalta que as escolas seguem produzindo, fazendo ciência e incentivando o processo de aprendizagem com os alunos. "Sempre entendemos a iniciação científica como um processo que estimula a criatividade, que instiga o aluno a buscar e a produzir conhecimento, através de questionamentos do que acontece no entorno dele. Então, ele pensa criticamente e se desenvolve de uma forma muito mais autônoma e consolidada", afirmou.

O evento

A Febic, que, nesta edição, aconteceu de forma virtual e reuniu mais de 300 projetos de todo o Brasil, é promovida pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC), sediado em Jaraguá do Sul/Santa Catarina, em parceria com organizações públicas e privadas. O objetivo é incentivar o interesse pela pesquisa científica, além de promover a criatividade, o espírito inovador, o uso de novas tecnologias, o comportamento sustentável, o empreendedorismo e o conhecimento.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas