Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Sururu some da Lagoa Mundaú e afeta mais de mil famílias ribeirinhas

Desaparecimento está relacionado ao aumento do volume de chuvas em Alagoas

Silvaneide da Silva é uma trabalhadora que sustenta os quatro filhos com a venda de sururu. Isso acontece há oito anos, ou melhor, acontecia. Entre os meses de abril e maio não consegue mais retirar da Lagoa Mundaú um quilo sequer do molusco e agora depende da ajuda do governo para colocar comida no prato.

O sururu sumiu da lagoa e causou forte impacto socioeconômico para mais de mil famílias ribeirinhas. “A situação é desesperadora. Hoje está horrível. Agora não tem nem sururu e nem peixe. Não tiramos nada da lagoa mais. A situação estava ruim e quando teve aquela chuva toda piorou”, conta Silvaneide, moradora do Vergel do Lago, em Maceió.

Leia também

De acordo com a pescadora, o lucro por semana ficava em torno de R$ 750 e atualmente nada é arrecadado. “Hoje a gente conta com ajuda para viver, passando necessidade mesmo e ninguém faz nada. Ninguém diz nada”, lamenta. Por dia, Silvaneide conseguia tirar da lagoa de 30 a 35 quilos do sururu. “Agora não estamos nem indo mais pescar porque não tem nada”, diz.

Patrimônio imaterial de Alagoas, o sururu desapareceu da Lagoa Mundaú, situação que pode ter ligação com a salinidade reduzida por conta do excesso de chuvas

“Desde quando começou o período da chuva já houve uma baixa no sururu porque ele precisa da salinidade da água para sobreviver e naturalmente no período da chuva já existe uma baixa. Porém, com as fortes chuvas e deslizamento de terra dentro da lagoa, o sururu morreu. Então não está tendo sururu em Maceió. O que está sendo produzido hoje no Vergel é feito por um pequeno grupo de marisqueiros e pescadores que está conseguindo comprar em Roteiro, mas isso faz com que o valor de revenda fique maior e o que eles ganham fique menor”, declara Lisania Pereira, presidente do Instituto Mandaver.

“Algumas famílias conseguiram o auxílio chuva, liberado pela Prefeitura de Maceió e outras pelo Estado. O Instituto Manda Ver e outras organizações também têm dado suporte na questão de segurança alimentar e alguns já estão buscando atividades alternativas na parte de empreendedorismo, da forma como elas podem para tentar se virar”, explica a presidente do Instituto Mandaver.

Lisania acrescenta que “o maior desafio é que muitos pescadores e marisqueiros são analfabetos ou semianalfabetos, que dificulta a inserção no mercado de trabalho, além da dificuldade das mulheres que são mães de crianças na primeira infância por não ter creche para deixar os filhos e procurar trabalhos alternativos”, explica.

“Primeiro ponto que tem que considerar é o que os pescadores retratam para a gente. Então, de fato, eles reportam que durante os anos a quantidade de sururu que está tendo na lagoa está reduzindo. Isso pode estar relacionado a diferentes fatores. Mas comumente nessa época do ano o desaparecimento parcial ou total de sururu está relacionado diretamente a quantidade de chuva que vai alterar o equilíbrio do sistema, principalmente em relação ao valor de PH, que é um parâmetro muito importante. A água se torna mais doce, numa linguagem mais simples”, explica Josué Carinhanha Caldas Santos, do Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL.

Segundo o professor, para que o sururu sobreviva e tenha formação de sua concha, da sua casca, essas condições são muito importantes. Então quando chove muito e também com a entrada na lagoa de esgoto proveniente das chuvas, isso muda o perfil de salinidade, muda o pH (escala numérica que indica acidez ou basicidade de uma solução aquosa) e o sururu não consegue desenvolver.

“De fato isso reduz ou mata dentro dessa época de fortes chuvas. Outro ponto está relacionado ao assoreamento da lagoa e a própria contaminação por diferentes espécies. A poluição que está desencadeando a mudança daquele ambiente. E por fim mais recentemente tem se reportado o aparecimento de uma nova espécie, não é o sururu, que os pescadores denominam de ‘sururu branco’ . Não tem as mesmas características em relação ao sabor, a forma de preparo e também a forma de se proliferar no meio", disse Josué Carinhanha.

Segundo o professor, trata-se de uma espécie invasora, parecida com o sururu. "Então o conjunto desses fatores está contribuindo para a redução do sururu no meio. Sobretudo, destaca-se que essa redução é muito um retrato do que os pescadores nos passam e a gente acredita neles em função de serem as pessoas que estão ali obtendo uma forma de vida, de sustento”, finaliza.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas