Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Suposta explosão em tanque de usina causa derramamento de melaço no Rio Jequiá

Equipes do ICMBio, Ibama e Secretaria de Meio Ambiente foram ao local coletar amostras da água e avaliar possíveis danos

Uma suposta explosão de gases no tanque da Usina Porto Rico, no município de Campo Alegre, causou o derramamento de melaço que atingiu o Rio Jequiá, nessa segunda-feira (23). Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram ao local coletar amostra da água e avaliar a dimensão dos danos.


			
				Suposta explosão em tanque de usina causa derramamento de melaço no Rio Jequiá
FOTO: cortesia

Segundo informações preliminares, cerca de 100 mil litros de melaço estavam no reservatório, sendo que, aproximadamente, 15% do produto atingiu o corpo hídrico, através de uma galeria pluvial.

Leia também

Funcionários da empresa agiram para conter o derramamento, mas parte do resíduo ficou no solo da planta. Outra parte drenou para uma lagoa de decantação, sendo o melaço bombeado para canais de irrigação.

Apesar do incidente, até o momento, não foi registrada a mortandade de peixes. No entanto, pescadores e moradores da região devem ficar atentos a qualquer mudança na coloração da água.

Foi aberto processo, no IBAMA, com a Ordem de Emergência e o Comunicado de Ocorrência de Acidente Ambiental. E o ICMBio deve coletar água nas redondezas da usina e na própria usina.

Por meio de nota, a Industrial Porto Rico S/A afirmou que contatou as autoridades ambientais assim que tomou ciência do ocorrido e acompanha o desenrolar da situação para tomar as medidas cabíveis em parceria com os órgãos. "[A empresa tem o] cuidado de manter investimentos tanto na sustentabilidade ambiental quanto no desenvolvimento social das regiões em que atua", disse em nota.


			
				Suposta explosão em tanque de usina causa derramamento de melaço no Rio Jequiá
FOTO: cortesia

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X