Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Superintendente do Incra e diretores nacionais do órgão discutem pautas prioritárias para Alagoas

Diretores visitaram projetos de assentamento localizados em Maragogi

Os diretores de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento, Giuseppe Serra, e de Gestão Estratégica, Udo Gabriel, que compõem a direção nacional do Incra, cumpriram agenda ontem (13) em Alagoas. Em pauta, a definição de ações prioritárias para o estado, como a titulação de assentados da reforma agrária e a aplicação de créditos.

Acompanhados do superintendente regional do Incra em Alagoas, César Lira, os diretores visitaram os projetos de assentamentos Oziel Alves/Aquidabam e Samba, localizados em Maragogi, região do litoral norte, e tiveram uma audiência com o prefeito Sérgio Lira para tratar de parcerias com o município.

Leia também


				
					Superintendente do Incra e diretores nacionais do órgão discutem pautas prioritárias para Alagoas
Gestores do Incra nacional e de Alagoas em reunião com assentados. Reprodução

Na ocasião, o superintendente César Lira informou que uma agenda nacional do governo federal está em fase de preparação e deve ser realizada em Maragogi até o final do ano, com o anúncio de ações para famílias assentadas do estado.

Maragogi é uma região estratégica para a reforma agrária em Alagoas por concentrar o maior número de assentamentos federais no estado: 18 no total.

Em uma outra reunião, realizada no assentamento Samba, as famílias assentadas expuseram suas demandas e a direção nacional e local do Incra apresentou as prioridades para a região.

“A titulação é a principal agenda de governo para com os assentamentos, mas não é a única. Vamos continuar as ações de desenvolvimento”, assegurou Giuseppe Serra aos assentados.

Em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais, o Incra tem realizado o projeto de Regularização Ambiental e Diagnóstico dos Sistemas Agrários dos Assentamentos (Radis) em Alagoas.

Esse trabalho fornece dados importantes para o Incra em diversas áreas, como fundiária e ambiental, além de contribuir para que assentamentos e famílias estejam aptos a acessar políticas públicas, dentre as quais, créditos e titulação.

“Com o recebimento do título, vai mudar bastante a relação de vocês com os bancos, outros produtores e o mercado consumidor”, destacou Udo Gabriel durante a reunião com as famílias.

Moradias

O superintendente César Lira anunciou que também está nas metas do Incra em Alagoas a operacionalização do crédito Instalação, na modalidade Reforma Habitacional, que prevê o repasse de até R$ 17 mil por família assentada. Esse recurso pode ser utilizado para reforma e ampliação de habitações rurais.

O órgão analisa propostas de entidades parceiras para iniciar um projeto-piloto em Maragogi neste segundo semestre. O tema foi pauta da reunião entre a gestão local e diretores nacionais do Incra.

Paralelamente, o órgão acompanha a construção de aproximadamente 350 casas em assentamentos alagoanos. Essa atividade se encontra em fases variadas, desde a liberação recente dos recursos até a entrega das obras. O investimento é oriundo do crédito Instalação, modalidade Habitacional, que é concedido pelo Incra. O valor destinado por família é de até R$ 34 mil.

Agenda pelo Nordeste

A vinda dos diretores de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento e de Gestão Estratégica a Alagoas faz parte de uma rodada de compromissos do Incra nacional pelo Nordeste, nesta semana. Iniciou na Paraíba e em Pernambuco, com a presença do presidente do órgão, Geraldo Camara. Hoje, a programação é em Sergipe e na sexta, na Bahia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas