Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

SSP vai ampliar ações para combater crimes contra mulher

Programa Mulher Segura foi lançado e apresentado hoje para representantes dos municípios alagoanos

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) assinaram, na manhã desta segunda-feira (20), um termo de parceria para a realização de um trabalho preventivo conjunto com o objetivo de combater os crimes contra a mulher. O lançamento do Programa Mulher Segura nos Municípios, que vai executar políticas de prevenção voltadas à redução dos índices de violência de gênero sofrida pelo público feminino, ocorreu no auditório da sede da AMA, com a presença de representantes as 102 cidades alagoanas.

Para a coordenadora da Comissão Mulher Segura da SSP, tenente-coronel Camila Paiva, inicialmente os trabalhos vão ser concentrados no cumprimento às exigências estabelecidas a partir das mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que incluiu conteúdo sobre prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica.

Um dos municípios que já demonstrou interesse em encaminhar a ação efetiva de combate aos crimes de violência de gênero para as escolas locais é Tanque d’Arca. Durante o lançamento do Programa, a secretária da Mulher da cidade, Adriana Wanderley, falou da importância do trabalho. “É um grande e importante trabalho que vai estar nos ajudando no interior. Muitas vezes, as mulheres, principalmente as mais carentes, são muito dependentes de seus companheiros e isso faz com que elas se calem. E tendo esse acompanhamento e suporte de vocês, a gente acredita que irá ajudar a encorajá-las a não estar tão submissas e a denunciar os crimes que por ventura vier sofrer”, disse Adriana.

Artigos Relacionados

A primeira-dama de Alagoas, Marina Dantas, que também é prefeita de Batalha, reforçou a importância do programa preventivo para a redução da violência em Alagoas. “É uma iniciativa maravilhosa, pois nós mulheres sabemos o quanto é importante para aquelas que vêm sofrendo há anos, caladas. Eu como defensora das mulheres, apoio e muito a causa. Se não tiver uma política pública séria, comprometida, que vá atrás de socorrer essas mulheres contra esses agressores, se não tivermos essa parceria com a Secretaria da Segurança Pública, estaremos sempre muito vulneráveis. Eu acredito que os municípios irão se unir e aderir a esse programa tão bonito", afirmou Marina.

A vice-presidente da AMA e prefeita de Senador Rui Palmeira, Jeane Moura, destacou a união de forças para que o trabalho preventivo comece ainda na infância. “Uma ação conjunta que vai resultar em bons frutos com certeza. Que a gente possa conscientizar todos os prefeitos pela importância de aderir a este programa, que visa atuar no combate à violência dentro das escolas”, disse ela.

Após o trabalho inicial, a meta é que a capacitação também seja destinada aos agentes das Guardas Municipais de cada cidade. Aos guardas, o foco estará no protocolo de atendimento humanizado às vítimas durante as ocorrências registradas. “Vale destacar que Alagoas foi o primeiro estado do país a criar o protocolo especializado para as forças de segurança estaduais atuarem da melhor forma possível no atendimento a essas mulheres que são violentadas”, concluiu a tenente-coronel Camila Paiva.


Com assessoria*

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas