A Defesa Civil Estadual receberá nesta terça-feira (24) um equipamento capaz de detectar qualquer abalo sísmico e, portanto, de auxiliar os especialistas que trabalham no sentido de descobrir as causas do tremor de terra registrado em Maceió, no início do mês de março.
O sismógrafo é uma doação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), de onde também veio uma equipe de geólogos que já se debruça sobre o fenômeno que assustou a população maceioense.
Leia também
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, major Moisés, o sismógrafo produz sismogramas, que, por sua vez, registram os tempos de chegada e as amplitudes dos vários tipos de onda sísmica.
"Com o estudo dos sismos, será possível conhecer a estrutura interior da terra, o que vai nos auxiliar no planejamento de segurança que estamos traçamos. Este equipamento é de fundamental importância para integrar a rede de monitoramento sismográfico", explicou.
A instalação do equipamento ocorrerá na manhã desta terça-feira, quando quatro doutores em sismologia da UFRN também estarão presentes - eles vieram à Maceió para analisar as rachaduras encontradas no bairro do Pinheiro, parte mais afetada após o tremor de março.