Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Sinteal critica Seduc por implementação de ensino virtual: 'exercício de ficção'

Entidade diz que portaria não é compatível com a realidade dos alunos e professores da rede

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) publicou nota, nessa segunda-feira (13), criticando uma portaria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que criou um "Regime Especial de Atividades Escolares Não-Presenciais". Segundo o sindicato, a portaria não é compatível com a realidade alagoana.

No texto da portaria, fica determinado que escolas públicas da rede estadual devem criar ferramentas de aprendizado online para os alunos durante a vigência das medidas de isolamento social de combate ao novo coronavírus. O Sinteal taxou o texto de "exercício de ficção" e criticou uma falta de conhecimento da realidade dos estudantes da rede pública alagoana, que não possuem acesso irrestrito à internet e a aparelhos eletrônicos.

Leia também

O texto também menciona os professores, que recebem um salário baixo e não possuem equipamento ou qualificação para construir o ambiente em questão. O governo estadual não deu instruções maiores sobre a aplicação da medida ou recursos reservados para sua aplicação.

"Chega de insensibilidade e de desconhecimento da realidade! [...] [Os gestores] desprezam o papel dos profissionais em educação, e pensam que podem substituí-los por um celular. Estão enganados! A escola e a educação são muito mais do que isso", diz a nota do Sindicato.

A portaria em questão, de número 4.904, foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 6 de abril. Nela são dados os pontos que devem ser o norte da educação online dos alunos e quais os objetivos de cada disciplina virtual. É mencionado que será ofertada pela Seduc capacitação aos professores e que, em caso de impossibilidade da aplicação, as escolas podem enviar um formulário justificando a recusa.

Não são dados maiores detalhes sobre esses pontos, ou se será feita a facilitação do acesso dos alunos da rede pública de ensino à internet.

Procurada, a assessoria de imprensa da Seduc ficou de responder posteriormente àGazetaweb.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas