Em busca de soluções que garantam melhorias nas condições de trabalho das equipes que atuam na área de emergência no Hospital Geral do Estado (HGE), o Sindicado dos Médicos de Alagoas (Sinmed) lançou uma nota pública desafiando o governador Renan Filho (PMDB) a passar por um atendimento médico na ala vermelha da maior unidade hospitalar do estado.
O sindicado afirma que os profissionais que trabalham na unidade têm que enfrentar a superlotação constante e, apesar das dificuldades, apresentar solução "em tempo recorde" para os problemas que surgem.
Leia também
"Os profissionais do HGE desejam uma visita do governador Renan Calheiros àquela unidade, como fez na Maternidade Santa Mônica. Desejam que ele veja pessoalmente como ficam acomodados os cerca de 170 pacientes nos corredores. E mais: que fique na ala vermelha como se fosse um paciente, deitado na maca, sentido a aflição de ser atendido num local feito para receber nove pessoas, mas que lida com 40, em média, o que agrava, inclusive, a insalubridade".
O desafio do sindicato aconteceu horas após a equipe do Fantástico, da TV Globo, mostrar em rede nacional que problemas como falta de macas, ausência de leitos e equipamentos com defeitos ainda fazem parte da realidade do HGE. Diante dos desafios, o Sinmed diz que a equipe precisa driblar a falta de estrutura e, diante isso, apresentar resolutividade.
Na semana passada, após entrega de ambulâncias, Renan Filho visitou a Maternidade Escola Santa Mônica, conversou sobre a estrutura e almoçou com os servidores. "A equipe tem que apresentar resolutividade em tempo recorde, dando o melhor de si para superar as condições adversas. Muitos adoecem com a situação, e os gestores nada melhoram. Só vivenciando para sentir na pele o drama - e quem sabe -, agilizar uma providência", concluiu a nota.
A Secretaria de Comunicação de Alagoas foi procurada para se manifestar sobre a nota, mas esclareceu que, neste momento, não vai ser posicionar sobre a questão. Contudo, adiantou que, por diversas vezes, o governador Renan Filho já visitou as instalação do Hospital Geral do Estado (HGE).