Em contato com o portalGazetaweb, neste sábado (04), o Shopping Pátio Maceió informou que os seguranças não impediram a mulher transgênero de entrar ou de fazer a utilização do banheiro feminino.
O que aconteceu, segundo o relato da direção, foi que algumas mulheres que estavam no banheiro perceberam a presença da transgênero e relataram que estavam "desconfortáveis com a presença de um homem no local".
Leia também
E, segundo a direção, "em nenhum momento a jovem foi impedida de utilizar o banheiro" e que "a atitude dos seguranças na Praça de Alimentação foi um procedimento de segurança padrão para evitar que mulher transgênero caísse após subir na mesa"
A diretoria do Shopping reafirmou que "há testemunhas que podem provar que os seguranças não retiraram a mulher do banheiro".
Por meio de nota, a assessoria do Shopping reforçou que a equipe de segurança foi acionada em 'socorro' a uma ex-funcionária transexual de uma das lojas, que subiu em uma mesa da Praça de Alimentação.
"A ação foi necessária para garantir a segurança da própria pessoa e dos demais clientes. Em nenhum momento a cliente, até este fato, foi impedida de utilizar as instalações do shopping", diz a nota.
Já em resposta aos vídeos divulgados nas redes sociais, o shopping esclareceu que não houve registro de nenhuma pessoa impedida de usar o banheiro, apenas reclamação de clientes e que "não houve agressão por parte da equipe de segurança e que segue apurando os fatos e se mantém firme no compromisso de atender com respeito e segurança a todos os clientes".
Por fim, a assessoria acrescentou que "recebe e acolhe com respeito e empatia todos os públicos, independente de orientação sexual ou identidade de gênero e reitera que respeita todos os direitos assegurados no Brasil a toda comunidade LGBTI+ e que não colabora em favor de qualquer cerceamento do direito de ir e vir de todos".
A assessoria de comunicação do Shopping Pátio Maceió divulgou uma nota sobre o ocorrido. Confira à integra:
Nota de esclarecimento - Shopping Pátio Maceió
O Shopping Pátio Maceió esclarece que ontem (03), a equipe de segurança foi acionada em socorro a uma ex-funcionária transexual de uma das lojas, que subiu em uma mesa da Praça de Alimentação. A ação foi necessária para garantir a segurança da própria pessoa e dos demais clientes. Informamos também que em nenhum momento a cliente, até este fato, foi impedida de utilizar as instalações do Shopping. Esclarecemos que não houve registro de nenhuma pessoa impedida de usar o banheiro. O Shopping Pátio Maceió segue apurando os fatos e se mantém firme no compromisso de atender com respeito e segurança a todos os seus clientes. O Shopping informa, ainda, que recebe e acolhe com respeito e empatia a todos os públicos independente de orientação sexual ou identidade de gênero, e reitera que respeita os direitos assegurados no Brasil a toda comunidade LGBTI+ e repudia qualquer restrição do direito de ir e vir.