Sesau se reúne para nova avaliação da evolução dos casos de Covid-19

Após analisar os dados, o Grupo Técnico Científico irá avaliar se novas recomendações serão implementadas

A Secretaria de Estado da Saúde vai realizar nesta quinta-feira (1º) mais um encontro para avaliar a situação epidemiológica da covid-19 em Alagoas. Infectologistas, técnicos das áreas de assistência, epidemiologia, gestores hospitalares e representantes dos 102 municípios alagoanos irão analisar os dados da última semana epidemiológica, com foco no número de casos, óbitos e a taxa de ocupação hospitalar. A reunião será realizada na sede da Sesau, em Jaraguá, a partir das 11h.

Após analisar os dados, o Grupo Técnico Científico irá avaliar se novas recomendações serão implementadas. “Todas as medidas adotadas são baseadas nas evidências científicas e nos dados epidemiológicos. Por isso, a importância de nos reunirmos semanalmente, para avaliarmos o panorama atual”, ressaltou o chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 da Sesau, infectologista Renee Oliveira.

Na última sexta-feira (25), foi publicada uma nota técnica da Sesau no Diário Oficial do Estado (DOE), com recomendações sobre as medidas de prevenção à Covid-19. Além de completar o ciclo vacinal, o documento orienta o uso de máscaras de proteção facial nos ambientes fechados e no transporte público. A vacina é o mais importante e efetivo meio para o combate contra o novo coronavírus.

Outra medida que também é orientada à população alagoana diz respeito à lavagem das mãos com bastante frequência, priorizando o uso do álcool em gel a 70% ou com sabão. A Nota Técnica recomenda, ainda, que as pessoas devem evitar aglomerações e que, no caso de apresentar sintomas respiratórios, é necessário usar máscara de proteção facial, buscar ajuda nos serviços de saúde e realizar a testagem, fazendo o isolamento em caso de positividade.