Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Seis partidos se juntam a Maia e anunciam bloco para 2021

DEM, PSL, MDB, PSDB, Cidadania e PV farão articulação com atual presidente da Câmara para tentar emplacar sucessor

Líderes de seis partidos anunciaram nesta quarta-feira (9) a formação de um novo bloco na Câmara dos Deputados a partir de 2021. De olho na disputa pelo comando da Casa, o grupo formado por DEM, PSL, MDB, PSDB, Cidadania e PV reúne 147 deputados.

Segundo o líder do DEM, Efraim Filho (PB), a estratégia faz parte da articulação do grupo encabeçado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para eleger o seu sucessor.

Leia também

Até a noite desta quarta, Maia e as legendas ainda não haviam declarado apoio a nenhum deputado - a disputa nos bastidores envolve pelo menos cinco nomes.

O requerimento assinado pelos líderes dos seis partidos ainda não foi protocolado oficialmente na Secretaria-Geral da Câmara.

O escolhido pelo grupo deverá ter como principal adversário o líder do PP e do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro e lançou candidatura nesta quarta.

Arthur Lira tem, até o momento, apoio de oito partidos - PL, PP, PSD, Solidariedade, Avante, PROS, Patriota e PSC. As siglas somam 160 parlamentares na Câmara.

O PTB, com 11 deputados, também deve se unir ao grupo, mas não participou do evento de lançamento da candidatura, que terá o lema "Para toda a Câmara ter voz".

Eleição em fevereiro

A eleição para a presidência da Câmara será no dia 1º de fevereiro de 2021. O escolhido deverá comandar o plenário da Casa até o fim dos mandatos atuais, em fevereiro de 2023.

No domingo, o Supremo Tribunal Federal (STF) fechou placar de 6 a 5 em julgamento virtual para proibir a reeleição nas presidências da Câmara e do Senado. Por isso, Maia não poderá se candidatar para renovar a permanência no comando da Casa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas