Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Santas Casas são consideradas mais eficientes na gestão de recursos públicos

Opinião é de especialistas que participaram do Seminário Nacional de Hospitais Filantrópicos de Ensino, voltado à gestão de hospitais filantropos

Nesta quinta (22) e sexta (23), a Santa Casa de Maceió e a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) promoveram o 3º Seminário Nacional dos Hospitais Filantrópicos de Ensino, voltado para a gestão, TI e os indicadores desses hospitais.

Realizado no Centro de Estudos Lourival de Melo Mota, na capital alagoana, o evento foi aberto pelo provedor Humberto Gomes de Melo, ao lado do presidente da CMB, Edson Rogatti, do provedor da Santa Casa de Porto Alegre, Alfredo Guilherme Englert, e do provedor da Santa Casa BH, Saulo Levindo Coelho.

Leia também

No encontro, Edson Rogatti lembrou que as Santas Casas e hospitais filantrópicos respondem por mais de 50% dos atendimentos no SUS e que, por isso, precisam de um olhar diferente do novo governo para minimizar a dívida de R$ 21 bilhões que pesa sobre as 2.100 instituições que prestam esse serviço.

Para o provedor Humberto Gomes de Melo, as Santas Casas vêm assumindo o papel do poder público. "Por isso, precisamos receber a mesma atenção e recursos repassados aos hospitais públicos".

Um dos casos citados no seminário foi o da Santa Casa de Porto Alegre, que registrou um prejuízo de R$ 147 milhões em 2017. "Já temos uma gestão profissional focada na excelência. A Santa Casa de Porto Alegre e de Maceió são exemplo disso. Agora precisamos apenas de uma remuneração justa", disse o provedor gaúcho Alfredo Englert.

Já Saulo Levindo, responsável pelo Grupo Santa Casa BH, foi além: "Temos conseguido fazer muito mais com menos recursos do que muitos hospitais públicos", avaliou.

Conforme destacou o diretor administrativo e financeiro da Santa Casa de Maceió, Dácio Guimarães, o seminário permitiu a troca de experiências entre palestrantes e profissionais da Santa Casa de Maceió.

O diretor médico Artur Gomes Neto reforçou a questão do intercâmbio, lembrando que gestores de todo o País visitam a Santa Casa de Maceió em busca de "cases" de sucesso, sendo este evento mais uma oportunidade de interação.

Por sua vez, a gerente da Divisão de Ensino e Pesquisa Alayde Rivera lembrou que no seminário foram apresentadas iniciativas que fizeram a instituição ser reconhecida em todo o Brasil.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas