
O vereador Samyr Malta (Pode) esteve presente, nesta sexta-feira (7), na reinauguração da Praça Emílio Maya, no bairro Ponta Verde, em Maceió. A revitalização trouxe mais espaço, melhor iluminação e novas funcionalidades, tornando a área mais atraente para a população.
Para o parlamentar, a requalificação valoriza o local e resgata memórias afetivas. "Pessoalmente, essa praça marcou muito a minha vida, uma vez que meus pais sempre frequentaram esse local. Fico muito feliz por essa revitalização. Além disso, a praça ficou mais iluminada à noite, o que atrai as famílias para que possam aproveitá-la de forma positiva”, destacou Samyr Malta.
Leia também
Além da ampliação da área para convivência pública, a praça agora conta com um espaço pet e um painel interativo.
"Além de ser uma praça, é um espaço cultural. Na placa que conta a história do homenageado, há um QR code onde as pessoas podem acessar e saber um pouco mais sobre sua trajetória. Estamos trabalhando para garantir mais espaços como este, que sejam criados e revitalizados em toda Maceió”, afirmou Samyr.

A praça agora possui mais de 1.000m², oferecendo um espaço estruturado para lazer, interação social e convivência organizada.
Quem foi Emílio Maya?
Emílio Eliseu de Maya nasceu em 25 de junho de 1906, no Engenho Patrocínio, em Atalaia (AL). Formado em Direito pela Faculdade do Recife, foi eleito deputado federal em 1934 pela Liga Eleitoral Católica. Seu mandato foi interrompido em 1937, com o fechamento do Congresso durante o Estado Novo.
Casado com Nazira César Cabral, teve dois filhos. Sua vida foi interrompida precocemente aos 29 anos, falecendo em 13 de março de 1939, no Rio de Janeiro, devido a complicações de uma apendicite. Ele foi sepultado no Cemitério de São João Batista, com a presença de autoridades como Assis Chateaubriand.