Defesa Civil e Semarh alertam para ventos fortes no Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco de Alagoas

Ventos podem atingir velocidades de até 50km/h durante a tarde e noite desta quinta-feira (21) e durante a próxima sexta-feira (22)

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) alertou a população de Maceió para a previsão de ocorrência de ventos fortes, com possibilidade de rajadas que podem atingir velocidades de até 50 km/h durante esta quinta (21) e sexta-feira (22). A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) também emitiu um Aviso Meteorológico para a ocorrência de rajadas de ventos nas regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco.

De acordo com as informações do órgão municipal, em caso de ocorrências, a Defesa Civil de Maceió, que funciona 24 horas, pode ser acionada pelo número 199. Além disso, a coordenadoria pede para que todos tenham cuidado em locais com árvores. É importante também estar atento aos letreiros e outdoors, que devem estar bem fixados.
A previsão do tempo, segundo a Semarh, é de céu parcialmente nublado com predomínio de tempo seco nestas áreas. No Sertão e Sertão do São Francisco, há possibilidade de chuvas intercaladas com períodos de tempo seco durante a sexta.

A Sala de Alerta está monitorando as condições atmosféricas e hídricas do estado de Alagoas e novos avisos poderão ser emitidos a qualquer momento.

Recomendações

- Manter as árvores da casa sadias e bem podadas. A poda preventiva e possíveis supressões podem ser solicitadas a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) pela Central de Monitoramento do órgão, que atende nos números 0800 082 2600 ou pelo WhatsApp 98802-4834. O serviço funciona de segunda sexta-feira, no horário de 8h às 14h;

- Revisar a resistência da casa ou comércio, principalmente o madeiramento de apoio do telhado e a amarração das telhas no madeiramento, se tiver;

- Evitar a prática de esportes influenciados pelos ventos ou aquáticos, tais como surf, windsurf e kitesurf;

- Evitar empinar pipas;

- Evitar ficar próximo a encostas ou lugares altos sem proteção;

- Trabalhadores que utilizam andaimes devem redobrar os cuidados e verificar com atenção a fixação das amarrações e dos encaixes metálicos;

- Quando estiver transitando pelas avenidas, evitar passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas, estruturas que não transmitem segurança, escadas, dentre outros.

- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes;

- Não se abrigar debaixo de árvores ou em frágeis coberturas metálicas.

*com informações da assessoria.