Saiba como Hemoal irá funcionar durante jogos do Brasil na Copa

A Seleção vai estrear no Qatar nesta quinta-feira (24) contra a Sérvia

O Hemocentro de Alagoas irá alterar horários de atendimentos das unidades tanto de Maceió, quanto de Arapiraca, nos dias em que a Seleção irá jogar na Copa do Mundo do Qatar. O Brasil irá estrear na Copa do Mundo do Qatar nesta quinta-feira (24), jogando às 16h contra a a Sérvia. Na segunda-feira (28), a partida contra a Suíça será às 13h e na sexta-feira (2) de dezembro, o jogo contra Camarões vai ocorrer às 16h.

Em Maceió, os Postos de Coleta do Trapiche e da Via Expressa irão abrir das 7h às 18h; já em Arapiraca, o Posto de Coleta do Eldorado funcionará das 7h às 12h.

  • Os voluntários devem observar os pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde (MS) para se candidatar à doação de sangue.
  • É necessário dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação e não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento, bem como, evitar o consumo de alimentos gordurosos.
  • É também necessário que os candidatos à doação de sangue estejam usando máscara, apresentem documento de identificação oficial e original com foto, tenham peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos.
  • No caso dos menores de 18 anos, é obrigatória a presença dos pais ou responsáveis legais para que autorizem o procedimento, conforme portaria do MS.
  • As pessoas que tiveram apenas contato com um paciente infectado pela covid-19 e, nos sete dias subsequentes, não apresentaram sintomas da Covid-19, podem doar sangue normalmente

Impeditivos

  • De acordo com a médica Verônica Guedes, gerente do Hemoal, ficam proibidas de doar sangue permanentemente as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos.
  • Voluntários que tenham colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, o impedimento é por um ano, contados a partir da data de realização do procedimento.
  • Quanto às mulheres, a doação de sangue é permitida, desde que não estejam grávidas ou amamentando. Para repetir o procedimento devem respeitar um intervalo mínimo de três meses. Já no caso dos homens, o impedimento momentâneo é de dois meses.
  • No caso dos candidatos à doação de sangue que tenham sido infectados pelo Novo Coronavírus, o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 10 dias, contados após a recuperação.
  • Para os voluntários que se vacinaram contra a Covid-19, é necessário respeitar um intervalo de 48 horas, caso a vacina recebida tenha sido a CoronaVac. Já para quem recebeu as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de sete dias.