Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Relatório de pesquisadores da Ufal aponta aumento de óbitos por Covid-19 em AL

Boletim foi divulgado nesta segunda-feira; redução de testagem pode ter influenciado em resultados

Mesmo com a queda de casos de infecção pelo novo coronavírus em Alagoas, na última semana - situação que pode ter sido causada pela redução de testagem em decorrência das festividades de fim de ano - o número de óbitos continuou crescendo. Isso é o que apontam os pesquisadores do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em relatório divulgado nesta segunda-feira (28).

"Conforme mostram os dados, após uma sequência de altas, a incidência de casos de Covid-19 em Alagoas voltou a diminuir na 52ª semana epidemiológica (SE), quando foram registrados no estado 2.147 novos casos. Por outro lado, o número de óbitos aumentou, sendo notificadas 50 mortes no estado no referido período", diz trecho do relatório dos pesquisadores da Ufal.

Leia também

De acordo com o Observatório Alagoano, considerando que o número reprodutivo efetivo, Rt, de Alagoas é maior que 1 desde o fim de outubro, tendo sido estimado em 1,11 no último dia 24, esperava-se que a tendência de aumento de casos fosse mantida ao longo da 52ª SE.

"Uma hipótese que pode explicar tal divergência pode estar ligada à diminuição no ritmo de testagem devido às festividades natalinas. Entre as evidências relacionadas a esta hipótese estão o alto número de casos suspeitos, 8.911 no dia 27/12, e o aumento na proporção de resultados positivos entre os testes RT-PCR realizados pelo Lacen, que na última SE atingiu 68% dos exames realizados (há duas semanas 50% dos exames tiveram resultado positivo). Assim, recomenda-se cautela na interpretação dos dados relacionados à incidência de casos ao longo da última semana", reforça o relatório.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas