Eleito com mais de 54% dos votos, o novo reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Henrique Costa, concedeu entrevista à Rádio Gazeta, ao lado da nova vice-reitora, Ilka Soares, na tarde desta quinta-feira (14), quando falaram aos ouvintes sobre o novo desafio para o qual já é chamado. Segundo ele, o primeiro passo será realizar um pente fino nas contas e tornar a gestão da universidade "mais transparente". A posse deve acontecer em novembro deste ano.
na oportunidade, o professor Henrique Costa informou que irá reunir sua equipe para analisar todas as contas da universidade e saber quais melhorias devem ser feitas, tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a população que usufrui dos serviços de saúde.
Leia também
"Uma das falhas da Uncisal é a transparência, e precisamos realizar esta análise minuciosa, detectando pontos nos poderemos economizar, além de outros que precisem de mais investimentos. Buscaremos o melhor para todos", assegurou.
O reitor enfatizou também que deve buscar investimentos junto aos órgãos competentes para as áreas de pesquisa, considerada essencial no desenvolvimento dos universitários e no crescimento da instituição.

"A área da saúde vive uma constante evolução, e as pesquisas são mais que essenciais. Sabemos que, em todo o país, os investimentos em pesquisa têm diminuído, mas não podemos deixar isso acontecer em Alagoas", comentou a vice-reitora eleita Ilka Soares.
Outro ponto que já alvo de discussão pela nova gestão é o Hospital da Mulher, que está sendo construído pelo Governo de Alagoas, ao lado da Maternidade Santa Mônica, no bairro do Poço. Uma informação, ainda não confirmada, é a de que a unidade hospitalar poderá ser gerida por uma Organização Social (OS). Se isso vier a se confirmar, o novo reitor adianta que tentará, em conversa com o governador Renan Filho, trazer a gestão para a universidade.
"O hospital é de suma importância para a sociedade. Vamos buscar trazê-lo para a nossa administração. Antes, porém, devemos ter o cuidado de saber se o nosso setor de recursos humanos tem a capacidade de atender a demanda. Vamos nos reunir com o governador para debater o assunto e, possivelmente, realizar um concurso público para a contratação de servidores", emendou Henrique Costa.

Por fim, os reitores comentaram os resultados da eleição, afirmando que a vitória representa o sentimento dos acadêmicos e servidores no tocante à atual gestão - o grupo vencedor fazia oposição à reitora Rozangela Wyszomirska.
"Buscamos ouvir a todos e, com isso, descobrimos a reprovação à atual gestão. Nossa gestão será voltada para reacender o sentimento de união da Uncisal, ofertando melhores condições de trabalho. Percorrendo os corredores da universidade e dos hospitais, muito o que se ouve é a respeito das condições de trabalho. Eles nem reclamam tanto do salário, que, comumente, é defasado. A reclamação maior trata da necessidade de se oferecer um melhor atendimento aos pacientes", concluiu Henrique.