Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Reitora confirma atraso em obras e teme mais cortes em orçamento da Ufal

Valéria Correia destaca que nenhuma obra está parada, mas acontecendo de forma mais lenta por falta de recursos

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maria Valéria Costa Correia, confirmou, nesta quarta-feira (11), que a entidade está com obras atrasadas. À

Gazetaweb

Leia também

, ela ressaltou que nenhuma reforma está parada, mas que é preciso dar prioridade a necessidades essenciais.

"Tem atraso em algumas obras, no entanto, elas estão seguindo, só que de forma mais lenta. O rateio dos recursos financeiros é feito de acordo com o que chega mensalmente e pagamos prioritariamente energia, bolsas estudantis e terceirizados", explicou.  

Entre as principais obras, estão o complexo esportivo, prédio de comunicação social, novos restaurantes universitários e o prédio da unidade educacional do município de Santana de Ipanema. De acordo com a reitora, das 23 obras, mais da metade já foram entregues.  

O último corte orçamentário reduziu em 20% os recursos financeiros para custeio e em 90% os de investimento. Maria Valéria Costa Correia destacou que, apesar da redução, a universidade está sendo gerida com tranquilidade. Ela teme, porém, novos cortes, principalmente relacionados à Emenda Constitucional 95/2016.  

"Essa emenda congela gastos sociais por 20 anos a partir de 2018. Já estamos trabalhando com recursos de custeio muito reduzidos, fazendo esforço enorme para funcionar. Para todos os reitores do País, o congelamento ameaça o funcionamento das universidades federais", afirma.  

SPBC 

As consequências da Emenda Constitucional 95/2016 serão debatidas com os candidatos a presidente na 70ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece pela primeira vez em Alagoas, entre os dias 22 e 28 de julho.  

A reitora da Universidade Federal de Alagoas afirmou que umas presenças prováveis para o evento é a do presidenciável Ciro Gomes (PDT). Ela também acredita que Jair Bolsonaro (PSC) não virá, já que ele afirmou recentemente não vai participar de nenhum debate.  

O evento acontece na Ufal e reúne profissionais renomados da ciência e tecnologia brasileira e internacional .O público estimado é de 15 mil pessoas.  

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas