Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Reitora confirma atraso em obras e teme mais cortes em orçamento da Ufal

Valéria Correia destaca que nenhuma obra está parada, mas acontecendo de forma mais lenta por falta de recursos

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maria Valéria Costa Correia, confirmou, nesta quarta-feira (11), que a entidade está com obras atrasadas. À

Gazetaweb

Leia também

, ela ressaltou que nenhuma reforma está parada, mas que é preciso dar prioridade a necessidades essenciais.

"Tem atraso em algumas obras, no entanto, elas estão seguindo, só que de forma mais lenta. O rateio dos recursos financeiros é feito de acordo com o que chega mensalmente e pagamos prioritariamente energia, bolsas estudantis e terceirizados", explicou.  

Entre as principais obras, estão o complexo esportivo, prédio de comunicação social, novos restaurantes universitários e o prédio da unidade educacional do município de Santana de Ipanema. De acordo com a reitora, das 23 obras, mais da metade já foram entregues.  

O último corte orçamentário reduziu em 20% os recursos financeiros para custeio e em 90% os de investimento. Maria Valéria Costa Correia destacou que, apesar da redução, a universidade está sendo gerida com tranquilidade. Ela teme, porém, novos cortes, principalmente relacionados à Emenda Constitucional 95/2016.  

"Essa emenda congela gastos sociais por 20 anos a partir de 2018. Já estamos trabalhando com recursos de custeio muito reduzidos, fazendo esforço enorme para funcionar. Para todos os reitores do País, o congelamento ameaça o funcionamento das universidades federais", afirma.  

SPBC 

As consequências da Emenda Constitucional 95/2016 serão debatidas com os candidatos a presidente na 70ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece pela primeira vez em Alagoas, entre os dias 22 e 28 de julho.  

A reitora da Universidade Federal de Alagoas afirmou que umas presenças prováveis para o evento é a do presidenciável Ciro Gomes (PDT). Ela também acredita que Jair Bolsonaro (PSC) não virá, já que ele afirmou recentemente não vai participar de nenhum debate.  

O evento acontece na Ufal e reúne profissionais renomados da ciência e tecnologia brasileira e internacional .O público estimado é de 15 mil pessoas.  

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X