Em Alagoas, 62.723 mil candidatos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que será realizado neste domingo (13), e no próximo dia 20 de novembro. O resultado da prova é utilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a seleção de vagas no ensino superior público e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), além de servir de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
No primeiro dia do exame, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, matemática e ciências da natureza. Em ambos os dias, a abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. O início das avaliações está previsto para às 13h30. Outro detalhe importante é que, no primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h, e, no segundo, às 18h30.
Dos 102 municípios alagoanos, 25 cidades irão aplicar as provas este ano, segundo levantamento do Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Inep também divulgou que do total de inscritos no Estado, 61.513 farão a versão em papel e 1.210, no computador. “A orientação é para que o participante aja preventivamente desde a organização para a prova até a chegada ao local de aplicação, com igual conduta no ambiente do exame. Chegar com antecedência de uma hora é uma das orientações para facilitar a entrada com respeito ao distanciamento social”, orientou o instituto.
Maceió e Arapiraca são as cidades de Alagoas com o maior número de inscritos. O Cesmac Campus I, no bairro do Farol, em Maceió, é o local que mais vai receber candidatos na edição deste ano no Estado, informou à reportagem o representante do Enem em Alagoas, Gustavo Marinho. Maceió, por sua vez, é a segunda capital do Nordeste com menos inscritos no Enem 2022, diz o Inep. No total, 24.349 candidatos se inscreveram para o exame. Já as capitais com o maior número de inscritos no País são: São Paulo (SP), com 141.984, Rio de Janeiro (RJ), com 101.834, Fortaleza (CE), com 70.483 e Brasília (DF), com 63.700.
Anthony Cavalcanti, diretor de um curso preparatório para o Enem, em Maceió, lembra que para se dar bem na prova, é preciso bem mais que estudo. “O candidato precisa saber fazer a prova e conhecer como é o exame, além de estar bem informado sobre os temas atuais do Brasil e do Mundo”, destacou.
Artigos Relacionados
Os simulados são a chave para saber exatamente o que vai encarar nas provas. A dica é sempre a mesma: busque provas anteriores na Internet e faça simulados, disse Cavalcanti.
Por fim, Anthony Cavalcanti diz que, tão importante quanto estudar, treinar e fazer simulados, é ler o edital para se inteirar sobre as regras e comportamentos nos dias de provas. A estudante Lyandra Iraci da Silva Souza pretende cursar medicina na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ela está focada no Enem e espera bom resultado.
“Fiz um planejamento para me dedicar aos assuntos do exame e do colégio. Também treinei muitos simulados e pratiquei textos para a redação”, contou. Maria Cecilia Silva Araújo também se dedicou ao exame. A jovem sonha cursar nutrição na universidade pública do Estado e, para isso, investiu em um curso online para se dar bem nas provas. “Estou nervosa para o Enem, pois, agora, é pra valer. Assisti muitas aulas online e me sinto preparada para os dois domingos de provas”, passou firmeza. Em Alagoas, 38.188 mil candidatos são do sexo feminino e 24.535 mil masculino. O gabarito extraoficial é divulgado após o fim do exame, em ambos os dias.