Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Projetos universitários criam acessório lúdico para ser usado em EPI

Parceria entre Sorriso de Plantão e Laboratório de Experimentação em Design leva personagens de desenhos animados aos hospitais

Os "face shields", escudos que cobrem o rosto, estão se tornando comuns em hospitais desde o início da pandemia de Covid-19. E para deixar o atendimento na pediatria mais 'leve', acessórios que remetem à personagens de desenhos animados estarão disponíveis para diversos hospitais da capital, em uma iniciativa do projeto Sorriso de Plantão e do Laboratório de Experimentação em Design (LED), ambos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A intenção da iniciativa é levar um processo mais humanizado para o atendimento pediátrico durante a pandemia. O Sorriso de Plantão, projeto de extensão da Ufal que visita hospitais da capital caracterizados como palhaços, os chamados "palhaços doutores", está com as visitas semanais suspensas.

Leia também

"Em um momento onde os profissionais de saúde são obrigados usar uma paramentação mais pesada, com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que os tornam crescentemente mais irreconhecíveis e distantes dos pacientes, iniciativas como essa ganham força e importância", justifica o projeto em nota.

O Sorriso de Plantão distribuirá os materiais nos hospitais em que atua: Hospital Geral do Estado (HGE), Clínica Infantil Daisy Brêda, Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA), Santa Casa de Misericórdia de Maceió e Hospital Escola Hélvio Auto.

Além da parceria alagoana com o Sorriso de Plantão, o LED também irá levar os felizes shields para hospitais de Campina Grande-PB, com uma parceria com duas médicas de hospitais da cidade. Os modelos também foram disponibilizados gratuitamente no site do projeto para os interessados em imprimir e fazer uso. O material é coberto com polaseal, para garantir a higienização adequada nos hospitais.

Antes, o LED e o Sorriso de Plantão já se uniram para criar o "Foguete de Leitura", uma biblioteca móvel em forma de foguete que busca incentivar a leitura entre os internos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas