Programa de Estágio Braskem 2023 abre inscrições com foco na diversidade e inclusão

A contratação de mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência é prioridade para estágio técnico e universitário em Alagoas e mais 4 estados

Empenhada em promover um ambiente de trabalho cada vez mais diversificado e inclusivo, a Braskem dará início ao processo de inscrições para seu Programa de Estágio 2023. Os interessados poderão se inscrever entre 15 de agosto e 12 de setembro pelo site https://www.braskem.com.br/carreira.

O objetivo é reforçar os valores da empresa e atrair o público universitário e técnico com ênfase na contratação de mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência. A meta para o estágio universitário é contratar 50% do total de candidatos sendo do gênero feminino, 45% de pessoas negras e 5% de pessoas com deficiência. Já para o estágio técnico, a meta é contratar 50% de mulheres e 45% de pessoas negras.

Nesta edição, serão oferecidas mais de 370 vagas para Alagoas, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O Programa de Estágio da Braskem tem duração de um a dois anos, com início a partir de janeiro de 2023. “Na Braskem, o programa de estágio é muito valorizado, e os estagiários têm um papel fundamental nas áreas em que atuam. Enquanto empregadores, nós assumimos o compromisso de potencializar o desenvolvimento de grupos minorizados, que historicamente foram privados de oportunidades e acessos”, explica Camila Fossati, Diretora de Desenvolvimento Organizacional da companhia.

Em Alagoas, as vagas são para estudantes de nível universitário que estejam cursando a partir do segundo ano de graduação dos cursos de Administração, Engenharias em geral, Gestão de Recursos Humanos, Controladoria e Finanças, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Marketing. Já os estudantes de nível técnico precisam ter, no mínimo, um ano de vínculo com a instituição de ensino nos cursos de Química, Automação, Eletromecânica, Mecânica e Mecatrônica. Os interessados devem ter disponibilidade para estagiar de 30 a 40 horas semanais.

Jornada preta

Para atingir as metas propostas, a Braskem aposta na Jornada Preta, um formato que busca ampliar a experiência do público negro, de maneira a impulsionar e potencializar o ingresso de pessoas universitárias negras no mercado de trabalho e aumentar a sua representatividade dentro da Braskem. A iniciativa acontecerá em uma plataforma imersiva da Bettha, startup do Grupo Companhia de Talentos, onde o candidato trilha um caminho com vídeos e podcasts e acessa o canal para realizar as inscrições para o Programa de Estágio Braskem.

A plataforma também possibilita interações em um fórum gerenciado por um administrador da Bettha, para engajar as pessoas em determinados assuntos e fazer a mediação de discussões. A plataforma passa a operar a partir de 22 de agosto, com conteúdo exclusivo e gratuito que estará disponível durante todo o período de inscrições. A trilha de podcasts sobre carreira e protagonismo dentro do ambiente de trabalho, por exemplo, é uma ótima oportunidade de aprender sobre como se preparar para entrevistas e questões raciais no mundo corporativo.

Programa contratou mais de 270 pessoas em 2022

Na edição anterior, o Programa de Estágio Braskem contou com mais de 29 mil inscrições. Deste total, foram contratadas 273 pessoas, de nível universitário e técnico, de diferentes estados: Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, e Rio Grande do Sul.

Em relação ao estágio universitário, os resultados alcançados foram significativos, sendo 40% dos contratados pessoas negras, 54% mulheres, 55% pessoas de baixa renda e 12,5% pessoas com mais de 28 anos. Por meio de um processo piloto exclusivo, ainda foram contratadas pessoas com deficiência física, auditiva, de fala, visual e intelectual, que representaram 6% do total. Estas pessoas contaram com capacitações, ambientações e acompanhamento em seu processo de onboarding na Braskem. Já no estágio técnico, foram contratadas 53% de mulheres, 39% de pessoas negras e 13,6% pessoas com mais de 28 anos.

A campanha de divulgação do Programa de Estágio 2023 da Braskem, nas redes sociais e mídias tradicionais, vai apresentar as vivências de estagiários que ingressaram na empresa nos programas anteriores, com depoimentos e histórias que vão inspirar os novos candidatos a participar desta jornada.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.

* com Ascom Braskem