Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Profissionais celebram instituição do Dia do Advogado Criminalistas em Alagoas

Eles se dizem mal compreendidos no exercício da profissão e interpretam nova lei como valorização da classe

Profissionais do Direito que atuam na esfera penal comemoraram com grande entusiasmo a sanção da Lei Estadual Nº 8.107, que institui o Dia do Advogado Criminalista, a ser comemorado no dia 02 de dezembro. Eles consideram um passo importante para valorização de quem milita nesta causa no dia a dia e enfrenta grandes desafios para driblar a má-compreensão deste trabalho.

O requerimento ao Poder Legislativo para instituição da data comemorativa foi feito, no primeiro semestre do ano passado, por duas entidades representativas: a Acrimal [Associação dos Advogados Criminalistas de Alagoas] e a Abracrim [Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas].

Leia também

O presidente da Acrimal, Hugo Trauzola, disse que a entidade celebra mais esta conquista e analisa que a homenagem se traduz na contínua valorização da categoria. "Estamos continuamente atentos a qualquer tentativa de violação de nossas bandeiras civilizadas, sem as quais os que representamos ficam sujeitos ao arbítrio, emoção e a barbárie, portanto. Agradecemos, a importante distinção".

O advogado criminalista e fundador da Acrimal, Thiago Pinheiro, ressaltou que já há reconhecimento legal em homenagem a estes profissionais em vários estados da Federação. Ele diz que é papel do advogado criminalista ?salvar? a sociedade de eventuais abusos policiais e dos excessos do Poder Judiciário.

"Somos nós [os advogados criminalistas] que, defendendo ou acusando, estamos sempre a exigir o cumprimento das regras do jogo democrático. Em tempos de expansão do poder de punir, aumenta-se nossa responsabilidade numa atuação, às vezes, antipáticas aos segmentos sociais que não compreendem a função de uma defesa destemida no processo penal, a qual é possível a todos, ricos e pobres, inocentes e culpados", avalia Pinheiro.

A lei foi sancionada pelo governador Renan Filho e está em vigor desde o dia 7 de maio deste ano, quando foi publicada no Diário Oficial do Estado. Antes, havia passado pelo crivo dos deputados estaduais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas