Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Professor da Ufal denuncia deportação arbitrária no México

Ele estava acompanhado da esposa e de dois filhos, além de uma colega pesquisadora; alagoano aponta violação de direitos

Sob a acusação de uso de visto falso, o professor Diego de Oliveira Souza, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), foi deportado do México no último sábado (28). Ele estava acompanhado da esposa e de dois filhos pequenos, além de uma colega pesquisadora. Souza nega as acusações e explicou que tirou o visto no consulado do México, no Rio de Janeiro, junto da colega, que, por sua vez, entrou sem dificuldades no país.

O professor contou que, ao chegar ao aeroporto Benito Juarez, da Cidade do México, foi abordado por policiais que disseram que o visto que ele usava era falso. Souza ainda tentou explicar que o documento era verdadeiro e que havia sido emitido junto com a colega, que acabara de ter a entrada no país liberada, mas os policiais não acreditaram. De acordo com ele, os agentes de segurança rasgaram o passaporte.

Segundo o relato do professor aos familiares, Souza foi levado para um sala, por volta das 21h, no horário do México, onde ficou por 12 horas junto a outros suspeitas de crimes, como tráfico de drogas e tentativa de imigração ilegal. Diego Souza também disse aos familiares que teve o celular tomado e foi impedido de fazer, sequer, uma ligação.

Paralelo a esta situação, a esposa dele, os filhos - de 3 e 1 ano e meio - e a sogra foram levados para outra sala. Lá, a família do professor passou pelas mesmas violações. A esposa contou que até a bolsa com remédio das crianças foi tomada. Ela disse que foram levados para esta sala sob o pretexto de só ter mulheres lá, o que não era verdade.

Artigos Relacionados

Após 12 horas de detenção no México, Souza e a família foram deportados para Bogotá, capital da Colômbia. Isso porque eles partiram do Rio de Janeiro para Bogotá e de lá para a Cidade do México. Eles foram acompanhados por policiais e sob a anotação de serem falsificadores. Em Bogotá, eles passaram mais 12 horas acompanhados por policiais, inclusive, para ir ao banheiro e se alimentar. Por fim, chegaram ao Rio de Janeiro nesse domingo (29).

QUEM É DIEGO E O QUE ELE FOI FAZER NO MÉXICO?

Diego de Oliveira Souza é professor pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na área da Enfermagem. Ele é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) e teve a viagem custeada pelo órgão federal de fomento. Ele ia ao México concluir o pós-doutorado.

Souza coordena pesquisa sobre a atuação da enfermagem no enfrentamento da pandemia de Covid-19 em Alagoas. A Universidad Autónoma de la Ciudad de México (UACM), onde Souza iria ministrar palestra, emitiu uma carta de apoio ao professor. “Parece-nos incompreensível o que aconteceu porque seu visto foi emitido segunda-feira, 23 de janeiro de 2023, pelo Consulado Geral do México localizado na cidade de Rio de Janeiro, Brasil”, informou a universidade mexicana.

Além disso, o professor teria apresentado cartas e convites oficiais assinados pelas autoridades da UACM. “No entanto, foi ignorado pelas autoridades de imigração, que o trataram com violência e violaram seus direitos humanos, mantendo-o isolado, preso, sem contato com sua família e nem no exterior”, diz trecho da carta.

Na carta pública, os colegas mexicanos de Diego Souza pedem um pedido de desculpas público das autoridades de imigração e o esclarecimento dos fatos.

O QUE DIZ A UFAL

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) comunicou que o reitor Josealdo Tonholo já foi informado do caso, mas que, por ora, a instituição não vai se manifestar.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas