Prefeitura de Penedo cancela festas do Bom Jesus dos Navegantes 2022

Ministério Público deu prazo de cinco dias para que prefeituras se posicionem quanto à realização das festividades de fim de ano

Após recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) e da Associação dos Municípios alagoanos (AMA) para que prefeitos suspendam as festividades que promovam aglomerações, a Prefeitura de Penedo, cidade do Baixo São Francisco, cancelou a tradicional festa do Bom Jesus dos Navegantes de 2022. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, dia 1º.

O MPE/AL havia dado um prazo de cinco dias para que a AMA orientasse os prefeitos sobre a recomendação do órgão ministerial e apresentou mais um prazo de cinco dias para que os gestores se pronunciassem quanto ao cancelamento ou não das festividades.

Para a recomendação, o MPE levou em consideração o surgimento da nova variante do coronavírus, Ômicron e a emissão de uma nota pelo  Sindicato dos Médicos de Alagoas, no último dia 29, que conclamou a “população em geral a evitar aglomerações, para festejar depois, num cenário mais seguro”.

A Prefeitura de Penedo, em nota, informou que atenderá às recomendações e não realizará “qualquer programação artística e cultural durante os festejos religiosos ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes 2022, que geralmente ocorre em janeiro.