Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Preço dos testes de Covid dispara e Procon/AL pede recibos e notifica farmácias e laboratórios

Órgão busca realizar comparativo de valores; caso alguma regularidade seja detectada, os estabelecimentos serão autuados

O Procon Alagoas notificou laboratórios e farmácias do Estado para que os estabelecimentos informem os valores cobrados por testes da Covid-19. Nos últimos meses, houve uma disparada no preço do exame em Alagoas, por causa da alta procura pela testagem.

De acordo com o órgão, o Procon deu um prazo de até 10 dias para que os estabelecimentos apresentem notas fiscais e extratos dos valores do testes. A partir desses documentos, será feito um comparativo dos preços cobrados pelos fornecedores, para averiguar se houve aumento abusivo ou justificativo pela falta de insumos, e não apenas, pela alta procura.

Leia também

O órgão acrescentou que, caso seja notada alguma irregularidade, os laboratórios e farmácias serão autuados.

As notas fiscais que foram solicitadas aos laboratórios são referentes ao período de outubro/2021 a janeiro/2022. "Será feito um comparativo e, a partir daí, saberemos se a elevação nos preços se deu pela alta procura dos exames ou se o valor dos testes aumentou", finalizou o órgão.

PESQUISA

Pesquisa do Procon Maceió aponta que os valores dos testes RT-PCR podem variar em até R$ 100 de um laboratório para o outro, chegando a custar R$ 300 na capital.

Para a população que não tem acesso ao plano de saúde privado, é possível encontrar esses testes gratuitos na rede pública de saúde, como UPAS e no PAM Salgadinho, mas, nestes casos, o consumidor deverá ter em mãos o encaminhamento de avaliação ou prescrição medica da rede pública.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas