O Governo de Alagoas e a Azul Viagens anunciaram, na manhã desta terça-feira (6), um balanço dos números de voos registrados com a parceria no ano passado, projetando 125 mil assentos para a temporada de fevereiro a junho deste ano.
A secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, e a gerente sênior da Azul Viagens, Giuliana Mesquita, apresentaram, junto aos representantes do trade turístico, um resultado altamente expressivo na quantidade de pacotes turísticos vendidos, onde o "Destino Alagoas" foi um dos mais procurados do país.
Leia também
"Alagoas tem turista o ano inteiro. A gente tem uma parceria importante, com participação do Governo do Estado, do Município e do trade. Sem esse trabalho, nós não alcançaríamos resultados tão expressivos", disse Giuliana Mesquita, gerente sênior da Azul Turismo, parceira estratégica da Setur e do segmento turístico em Alagoas .
"A alta temporada tem batido recordes. Maceió foi o destino que mais vendeu dentro da operadora de turismo, e o destino continua em evidência. A gente tem a novidade para a alta temporada de julho, nós vamos implementar mais 30 mil assentos, e isso representa um aumento de 53% no número de lugares nos voos da Azul. São mais de dez mercados emissores para a baixa temporada e 16 voos semanais, e com preços extremamente competitivos. Nós teremos 125 mil assentos de fevereiro a junho deste ano, e isso representa um incremento de mais de 100%, reduzindo o espaço entre alta e baixa temporada", enfatizou.
Já a secretária Bárbara Braga celebrou o resultado e enfatizou as ações realizadas pelo governo e junto com o trade. "Maceió e Alagoas se colocam como um destino turístico consolidado, que está cada vez mais pujante. Desde 2023 que nós estamos fazendo um trabalho intenso para consolidar o 'Destino Alagoas', trabalhando o planejamento estratégico e captação de voos com a Azul, uma parceira, grande operadora, fundamental no sucesso de todo esse processo.Vamos trabalhar para não existir mais baixa temporada", afirmou.
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Gabriel Cedrim, os resultados são fruto de um esforço conjunto de todos que trabalham em prol do crescimento do turismo em Alagoas. "É a maior temporada de todos os tempos. Agora é prestigiar os números que alcançamos na alta temporada, manter esse planejamento alinhado e estruturar o Destino Alagoas durante a baixa temporada. Não nos envaidece o resultado. Temos que manter os pés no chão. Alagoas tem muito a evoluir. É um caminho longo e estruturante. Estamos no caminho correto", disse.
Para o Carnaval, a previsão é que aconteça uma ocupação entre 90% e 100% dos mais de 40 mil leitos existentes em Alagoas. "É um número bastante possível", afirmou o presidente da ABIH, Gabriel Cedrim.
Maceió é a cidade mais procurada pelos viajantes brasileiros para curtir as férias do primeiro semestre, segundo um levantamento divulgado pela Operadora Decolar, plataforma líder de viagens na América Latina. Na lista também está o município de Maragogi, no Litoral Norte do estado, ocupando a oitava colocação.
A capital alagoana está à frente de destinos altamente competitivos, como Rio de Janeiro, Natal, Porto de Galinhas, Recife e Porto Seguro. Durante a alta temporada 2023/2024 - entre os meses de dezembro e março - Maceió deverá receber aproximadamente 1,3 milhão de turistas, com gasto médio diário de R$ 2.100 e permanência média de 5 dias. Já a malha aérea regular para a capital alagoana ganhou um incremento de 85% no número de voos em relação aos anos anteriores.