Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Pandemia em Alagoas está sob controle, aponta pesquisador da Ufal

Segundo Esdras Andrade, 95% dos municípios apresentam índices baixos de crescimento dos casos

Em entrevista à Gazeta de Alagoas, o pesquisador Esdras Andrade analisa a evolução da Covid-19 nos municípios e considera que a pandemia está sob controle em Alagoas. Há quase um ano e meio (no dia 8 de março) foi confirmado o primeiro de caso de infecção pelo novo coronavírus e desde então o estado viveu duas ondas de crescimento da doença.

A primeira onda teve início a partir do primeiro caso registrado em março de 2020 e se estendeu até agosto, com o auge no mês de junho e durou cerca de seis meses. A segunda, perdurou por um pouco mais de tempo, aproximadamente 7 meses, e seguiu de dezembro de 2020 até junho de 2021, sendo este último mês o ápice da segunda onda.

Leia também

“Ao observar o indicador de níveis de criticidade dos municípios, que considera a frequência com que estes se apresentam em status de crescimento dos casos da doença nas últimas oito semanas, pode-se inferir que a pandemia está sob controle. Neste intervalo de tempo, observou-se que 97 dos 102 dos municípios estão situados entre os níveis de baixíssima, muito baixa, baixa e moderadamente baixa criticidade, o que corresponde a 95% destas unidades territoriais registraram crescimento em até três das últimas oito semanas”.

A avaliação é de Esdras Andrade, do grupo de trabalho sobre a Covid-19 do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Ufal. Esdras reforça que há pelo menos sete semanas não se observam mais os níveis com maiores intensidades de criticidade.

“Em uma análise sob a ótica das mesorregiões do Estado, é possível constatar que o Agreste e o Sertão alagoanos apresentam uma suave desproporção na quantidade de municípios que se enquadram nas classes de menores criticidades, com cerca de 90%; enquanto que a mesorregião do Leste o índice é de 97%”, acrescenta. “Cinco meses corresponderam a períodos onde houve queda acentuada nos números e uma certa estabilidade momentânea, principalmente entre outubro e novembro de 2020. Desde o início da pandemia no Estado, foram contabilizados até o último dia do mês de agosto 235.774 casos da doença e 6.072 óbitos em decorrência dela. Se os números registrados fossem constantes, resultaria em uma média de 437 casos e 11 mortes por dia”, explica Esdras Andrade.

Para entender a dinâmica espacial desses números, segundo o pesquisador, é preciso voltar no tempo e observar como o vírus se expandiu por todo o território alagoano. Esse processo começou no dia 8 de março de 2020 na capital, em Maceió, e levou 70 dias para alcançar 101 dos 102 municípios. Esdras reforça que, para abranger todos os 102 municípios, foram necessários 97 dias e que a dispersão da doença foi dividida em três momentos bem definidos, cobrindo os limites das três mesorregiões administrativas do Estado (Leste, Agreste e Sertão Alagoanos), segundo divisão do IBGE.

“A isso, estavam associadas três importantes condições de disseminação da doença: as atividades econômicas, a demografia e a conectividade intermunicipal, nesta ordem de relevância. A partir disso, o primeiro estágio de disseminação levou aproximadamente 45 dias e abrangeu a quase totalidade dos municípios integrantes da macrorregião do leste alagoano (Zona da Mata), sendo esta a região mais desenvolvida economicamente e que concentra cerca de ⅔ da população do Estado, na qual está situada a capital, Maceió”, recorda Esdras.

De acordo com o pesquisador, o segundo momento durou, em média, mais 15 dias, e se estendeu predominantemente pela região do Agreste. Em mais 10 dias, os municípios do Sertão alagoano praticamente encerraram o processo de interiorização, embora tivessem casos registrados em alguns dos seus municípios no período anterior.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas