Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

OAM promove palestra para tratar sobre difusão de notícias falsas

Presidente da Abap, Ramatis Haywanon, falou da importância da apuração precisa

Um dos assuntos que mais preocupam os produtores e consumidores de notícias de todo o país, em especial neste ano de eleição, foi abordado, nesta sexta-feira (6), durante palestra promovida pela Organização Arnon de Mello (OAM) em referência ao Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril. O presidente da Associação Brasileira de Publicidade (Abap), Ramatis Haywanon, falou aos profissionais da comunicação sobreFake News, ressaltando a importância da apuração precisa e os cuidados necessários antes de se difundir uma notícia.

O diretor de conteúdo da OAM, Arnaldo Ferreira, abriu os trabalhos e destacou a importância da discussão em tempos em que falsas notícias circulam a todo momento, em especial nas redes sociais.

Leia também

O diretor executivo da OAM, Luís Amorim,  também participou da palestra, destacando que o evento foi uma forma de homenagear e levar conhecimento para os profissionais do jornalismo.

"Estamos fazendo esse encontro para antecipar a homenagem aos jornalistas, que são a força motriz da nossa empresa. A ideia é prestigiar os profissionais e dar um curso sobre esse assunto tão importante, que pode trazer grandes danos para todos. Essa é uma demanda mundial, um assunto que vem, inclusive, colocando em jogo e em questionamento até a eleição dos Estados Unidos. É fundamental discutir sobre nossa atividade e os limites que a lei impõe para que possamos gerar conteúdo que seja totalmente verdadeiro", pontuou Amorim.

Imagem ilustrativa da imagem OAM promove palestra para tratar sobre difusão de notícias falsas
| Foto: FOTO: José Ronaldo

DISSEMINAÇÃO FALSA

Durante a palestra, Ramatis falou sobre pesquisas que revelam que 90% das notícias que circulam no Facebook são falsas. Isso sem contar nos inúmeros sites criados , em especial no período de eleição, para difundir e, muitas vezes, confundir, os eleitores. Por isso, a importância de buscar, a cada dia, a produção de um conteúdo de credibilidade em todas as mídias.

Como publicitário atuante no mercado alagoano, Ramatis destacou ainda a necessidade de se ter um conteúdo confiável para que os anunciantes possam saber onde estão colocando suas marcas.

"Vocês é que fazem o produto e é esse produto que é vendido aos nossos clientes. Hoje em dia, com essa coisa de Fake News, temos passado por maus bocados. Nas últimas eleições, esse assunto já foi muito forte e isso só aumenta a importância e o valor do trabalho de vocês para entregar um conteúdo confiável. A verificação das informações com a fonte se tornou algo ainda mais importante nos dias atuais", afirmou.

"Os sites deFake Newssão muitos e o combate tem que ser diário. Agências e veículos estão juntos nisso, pois o anunciante não pode investir em qualquer lugar", completou.

Ele disse ainda que o grande problema das falsas notícias não é a existência delas por si só, mas o compartilhamento que as pessoas fazem, difundindo, na maioria das vezes sem saber, informações que não são verdadeiras.

"Hoje em dia, todo mundo quer ser jornalista, e isso é um perigo, pois as redes sociais acabam sendo um canal de difusão, inclusive de informações falsas", afirmou Ramatis, defendendo que o Facebook precisa mais dos veículos de credibilidade do que o contrário.

Imagem ilustrativa da imagem OAM promove palestra para tratar sobre difusão de notícias falsas
| Foto: FOTO: José Ronaldo

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

A educação tecnológica das pessoas também foi discutida durante o encontro. Para Ramatis, as pessoas ainda não estão preparadas para enfrentar todos os recursos disponíveis nas redes sociais.

"As pessoas não têm educação de tecnologia para entender e às vezes não têm a capacidade de decifrar a informação e saber se ela era verdadeira ou não. Os usuários das redes sociais não se informam de verdade e nós não sabemos onde isso vai parar", pontuou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas