Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

OAM lança Projeto Praia 10 Lixo Zero para conscientizar população

Iniciativa vai promover 'blitze' na orla da capital, distribuindo sacolas biodegradáveis

A Organização Arnon de Mello (OAM) lançou, nesta quarta-feira (25), durante café da manhã, o Projeto Praia 10 Lixo Zero, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da destinação correta do lixo nas praias do estado, mudando hábitos e fazendo com que os resíduos sejam descartados em locais corretos, longe das areias e da água do mar.

A iniciativa, que faz parte das comemorações dos 20 anos da TV Mar, vai promover, durante dois fins de semana, ações de conscientização dos moradores locais e dos turistas nas orlas da capital. A primeira blitz vai ocorrer neste domingo (29), por trás do Restaurante Barrica's, na Ponta Verde, com montagem de tendas e entrega de sacolas biodegradáveis. No dia 5, a iniciativa vai ser levada à Pajuçara. Já no dia 12, será realizado um mutirão, em parceria com os Protetores do Oceano, na Av. Assis Chateaubriand, na Praia do Sobral, com a retirada de lixo das praias.

Leia também

Para o diretor-executivo da OAM, Luis Amorim, é importante que cada pessoa faça a sua parte para que, no todo, possamos obter resultados. "Sabemos que esse projeto é algo muito pequeno em meio ao universo, mas se todos adotarem esta mesma iniciativa, ela ganhará corpo de tal forma que irá trazer grandes resultados. É importante que todos nós tenhamos essa preocupação com a questão do descarte nos mares, rios e lagoas para que não tenhamos uma agressão permanente. Neste minuto, temos toneladas de poluentes invadindo os mares e afetando toda a cadeia alimentar marinha. Mesmo que paremos hoje com a poluição, os efeitos dela ainda vão se propagar por muito tempo", afirmou Luis Amorim.

O diretor comercial da OAM, Fernando James, destacou a importância de as pessoas terem sempre uma sacolinha à disposição para colocar o lixo quando forem à praia. Para ele, tudo começa com a conscientização. "Essa iniciativa é muito importante, até porque o que a gente quer para os nossos filhos e nossos netos é que eles tenham a praia que nós temos hoje, e isso tem que ser trabalhado agora", afirmou James, ressaltando que o projeto Praia 10 Lixo Zero passará a fazer parte das ações anuais realizadas pela Organização.

Fernando James destacou a importância de as pessoas terem sempre uma sacolinha à disposição para colocar o lixo
Fernando James destacou a importância de as pessoas terem sempre uma sacolinha à disposição para colocar o lixo | Foto: Divulgação

A iniciativa da Organização Arnon de Mello conta com o patrocínio a Prefeitura de Maceió e Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), além do apoio da Equatorial Energia, Hospital HapVida, BRK Ambiental, Via Ambiental, Alagoas Ambiental, Condomínio Angatu , Lojas Guido, Suco Prat’s, Construtora Colil e da entidade Protetores do Oceano.

Luiz Eugênio, diretor das Lojas Guido, uma das parceiras do projeto, disse que não pensou duas vezes em aderir à iniciativa, tendo em vista que ela pretende deixar as praias limpas para todos os alagoanos. "Nós apoiamos logo de início, pois pensamos: qual o alagoano que não quer ter sua praia limpa? A Guido, por ser uma empresa 100 alagoana, quer ver as praias limpas. Os projetos que a OAM lança são bem interessantes e nós queremos ver a nossa cidade melhor, porque é bom para todos", falou.

Projeto Praia 10 Lixo Zero quer conscientizar a população
Projeto Praia 10 Lixo Zero quer conscientizar a população | Foto: Mariane Rodrigues

A coordenadora de Marketing da V2 Construções, Andreia Ramos, também elogiou a iniciativa focada no meio ambiente. "É muito bom termos projetos desse tipo, que contribuem para a sustentabilidade, para o meio ambiente. Iniciativas desse tipo sempre chegam para somar. A OAM está de parabéns por mais esta iniciativa", falou.

Rommel Mendes, idealizador da entidade Protetores do Oceano, disse que, como o grande público não tem acesso ao fundo do mar, pode ajudar fazendo a limpeza das faixas de areia, por isso a importância dos mutirões que são realizados nas praias. A entidade, que sugere soluções para as problemáticas ambientais relacionadas às praias, vai apoiar as ações realizadas dentro do Projeto Praia 10 Lixo Zero, ajudando na distribuição de materiais, nas limpezas e orientações.

Já o diretor operacional da BRK Ambienta, Hebert Dantas, disse que o objetivo do projeto é o mesmo do trabalho realizado pela BRK, que é cuidar do meio ambiente e dar mais qualidade de vida para a população. "Preservar as praias, a água, que é o nosso maior bem, é uma luta nossa de todos os dias. A BRK está com algumas ações implantadas para resolver os problemas das línguas sujas, então um projeto desse, que busca tirar outro tipo de poluição das praias, a gente não poderia deixar de apoiar. Estamos aqui para sermos parceiros e melhorar a qualidade de vida da população alagoana e dos turistas que vêm nos visitar", falou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas