Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Novas edições da Revista Graciliano chegam às bancas de Alagoas

Leitores poderão conhecer mais sobre a arte popular e ter acesso a incríveis ensaios fotográficos

Já está nas bancas e nas livrarias de Maceió duas edições simultâneas da Revista Graciliano, publicação da Imprensa Oficial Graciliano Ramos: o número 29, com tema de capa "Instante Capturado", contendo ensaios fotográficos sob olhar de fotógrafos alagoanos; e o número 30, "Manifesto da Arte Popular", que traz extensa reportagem com a palavra e o trabalho dos grandes mestres escultores da madeira e da cerâmica de Alagoas, que fazem sucesso no mercado de arte nacional e internacional.

Na edição que traz na capa o assunto fotografia, a revista publica ensaios assinados por fotógrafos consagrados e novos talentos desta arte em Alagoas, como Celso Brandão, Felipe Brasil, Flávia Correia, Francisco Oiticica, Juarez Cavalcante, Maíra Vilela, Renata Voss, Ricardo Ledo e Roberto Fernandes.

Leia também

A publicação traz também entrevista com o renomado fotógrafo francês Pierre Devin, fundador do Centre de la Photographie-Nord Pas de Calais. São cento e vinte páginas de puro deleite para os amantes da fotografia, seja em cromos coloridos ou instantâneos em preto em branco.

ARTE POPULAR

No número 30, a revista Graciliano mergulha no mundo mágico dos artistas populares da escultura em madeira e cerâmica, em uma reportagem de fôlego, mostrando in loco como trabalham e como vivem mais de trinta artistas, nos principais centros produtores de arte popular do estado, como a Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar; Boca da Mata; Lagoa da Canoa; Arapiraca; Porto Real do Colégio e Maceió.

Nomes que hoje brilham nas galerias de arte do país, e com obras no exterior, como Resêndio, mestre Dedé, Aberaldo, Eraldo, Petrônio, Vieira, Vavan, André da Marinheira; João das Alagoas e Sil; as irmãs Pituba, de Arapiraca; Chico Cigano, de Batalha, Arlindo, o "rei" na arte de esculpir em palito de fósforo, entre outros mais. Todos eles autodidatas, saídos do anonimato e da pobreza e que tentam ganhar a vida com sua arte. A revista traz também a opinião abalizada de críticos de arte; uma homenagem ao pioneiro da arte popular em Alagoas, Fernando da Ilha do Ferro, e um mapa-roteiro pra quem quiser se aventurar a conhecer os mestres em seus ateliês.

NOVO MOMENTO

A revista Graciliano circula desde 2008, sempre trazendo temas importantes, com foco no universo alagoano, da literatura à biodiversidade; das manifestações culturais aos fatos e às personalidades que marcaram a história de Alagoas, do passado e do presente. Os assuntos escolhidos são trabalhados pelos profissionais da editora da Imprensa Oficial, que surgiu exatamente com a criação da revista, e que hoje recebe uma repaginação, à altura de sua qualidade.

"A partir de 2016, realizamos um novo projeto gráfico e editorial, com primazia para a qualidade da edição e da impressão, escolhendo temas relevantes e palpitantes, com aprofundamento dos textos e da fotografia. Hoje, com certeza, podemos celebrar o fato de que a revista Graciliano está entre as melhores publicações culturais do Brasil, em se tratando de ser monotemática, esgotando o tema proposto em cada edição", assinala o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Marcos Kummer.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas